Questão de Geografia – UNICAMP 2021 – Umidade no Nordeste

A região Nordeste brasileira é marcada por contrastes climáticos: áreas úmidas e áreas com longos períodos de estiagem. O mapa a seguir mostra a variação da umidade por meses em relação à distribuição das chuvas.

Sobre as características climáticas e a distribuição das chuvas na região Nordeste, é correto afirmar:

a) Todas as áreas sem seca ou subsecas recebem umidade da zona de convergência intertropical, além do incremento de vapor d’água do processo de evapotranspiração das florestas tropicais.   

b) No centro do Estado da Bahia localiza-se a principal área no interior da região Nordeste com 1 a 3 meses secos, devido ao efeito orográfico da Chapada Diamantina na formação de chuvas.   

c) O período de estiagem das áreas com 4 a 5 meses secos ocorre no verão, enquanto o das áreas com 6 a 8 meses secos ocorre no outono e inverno na Bahia, e na primavera e verão nos demais Estados.   

d) A distribuição da umidade na região Nordeste tem estreita relação com o tipo de vegetação: nas áreas com 9 a 11 meses secos ocorre a vegetação de caatinga; nas áreas com 6 a 8 meses secos, a vegetação de cerrado.   

Alternativa B
No interior da Bahia, localiza-se a Chapada Diamantina, forma de relevo que integra os Planaltos e Serras de Leste-Sudeste. Apesar de estar inserida no Domínio Morfoclimático da Caatinga, o relevo da Chapada interfere na distribuição da pluviosidade, uma vez que ocorrem chuvas orográficas (ar quente ascende em altitude, resfria, ocorre condensação, formação de nuvens e chuva). Portanto, a área apresenta de 1 a 3 meses de estiagem (seca). Assim, a Chapada Diamantina é praticamente uma ilha de tropicalidade no contexto do Sertão semiárido.
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock