Questão de Geografia – UNESP 2021 – Maritimidade e continentalidade
- Unesp
- 2021
- Múltipla Escolha
Dentre os vários fatores que afetam o clima de determinada região estão a maritimidade e a continentalidade. Esses fatores estão associados à distância dessa região aos mares e oceanos. Do ponto de vista da física, os efeitos da maritimidade e da continentalidade estão relacionados ao alto calor específico da água quando comparado com o do solo terrestre. Dessa forma, esses fatores afetam a amplitude térmica e a umidade da atmosfera de certo território.
As propriedades físicas da água e os fatores climáticos citados fazem com que
a) áreas banhadas por oceanos enfrentem invernos mais moderados, enquanto que, em áreas distantes de oceanos, essa estação é mais bem percebida.
b) ocorra uma maior amplitude térmica diária em regiões litorâneas do que a verificada em regiões desérticas, devido ao efeito da maritimidade.
c) áreas sob maior influência da continentalidade tendam a apresentar mais umidade, caso não haja interferência de outros fatores climáticos.
d) poucas nuvens se formem em áreas costeiras porque a água absorve e perde calor rapidamente, o que explica o baixo índice pluviométrico dessas regiões.
e) regiões sob grande efeito da continentalidade tendam a apresentar altos índices pluviométricos, devido à grande quantidade de vapor de água na atmosfera.
Nas áreas litorâneas, o clima sofre o efeito da maritimidade que influi bastante na temperatura e na umidade. Durante o dia, a brisa marinha se desloca da atmosfera sobre o oceano (ar resfriado e com alta pressão) para a atmosfera sobre o continente (ar aquecido e com baixa pressão). Durante a noite, a direção da brisa se inverte, do continente para o oceano. A troca de massas de ar equilibra a temperatura, diminuindo a amplitude termina diária e anual. As áreas litorâneas também apresentam menor altitude, que consiste em outro fator que torna os invernos menos rigorosos. Os invernos são mais rigorosos nas áreas submetidas à continentalidade.