Questão de Geografia – UERJ 2020 – Imigração no Mediterrâneo

MEDITERRÂNEO É O MAIOR CEMITÉRIO DA EUROPA HOJE

Trata-se de um grave problema: as próprias leis da União Europeia e as convenções internacionais afirmam que os fugitivos salvos não podem ser levados de volta ao porto de embarque de onde escaparam da guerra, do terrorismo e da fome. Mas, ainda assim, todos os dias, dezenas de pessoas morrem durante a tentativa de atingir a Europa. Hoje, o Mediterrâneo virou o maior cemitério da Europa. Nós conhecemos apenas o número de vítimas que foram registradas através de fotos, posição e data. Contudo, para cada vítima divulgada oficialmente há um morto que nem aparece nas estatísticas. Vivemos uma situação absurda. A África é saqueada pelos países ocidentais, que depois não querem ver de perto o efeito de sua política. Os países europeus fecham suas fronteiras e ignoram que essas vítimas vão morrer justamente tentando fugir da situação que eles criaram.

CLAUS PETER REISCH Adaptado de gazetaonline.com.br, julho/2018.

Em julho de 2018, Claus Peter Reisch, comandante do navio Lifeline, ficou sete dias no mar Mediterrâneo com 233 migrantes a bordo aguardando autorização para desembarcar em países europeus.

No que se refere às relações entre países africanos e governos europeus, a avaliação de Reisch para a crise migratória atual expressa a contradição entre os seguintes fatores:
a) integração global e localismo étnico
b) herança imperialista e nacionalismo xenófobo
c) crise demográfica e modernização econômica
d) dinamização comercial e desqualificação laboral

[B] – A África foi submetida ao imperialismo e colonialismo europeus, teve parte de seus sistemas socioeconômicos e políticos pré-coloniais desarticulados ou destruídos. Mesmo após a independência, os países africanos permaneceram com fronteiras artificiais herdadas do período colonial que repercutiram em conflitos étnicos, religiosos e separatistas. O continente se manteve como exportador de commodities minerais e agrícolas para o mundo desenvolvido e emergente. Nos séculos XX e XXI, por diversas vezes, países africanos sofreram intervenções estrangeiras diretas e indiretas. Entre as consequências, aconteceu o crescimento dos fluxos de imigrantes e refugiados rumo à Europa. Todavia, nos países europeus, muitos imigrantes sofrem com a xenofobia (aversão a estrangeiros), racismo e preconceito religioso por grupos de extrema direita.
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO