Questão de Geografia – Sub-regiões do Nordeste
- PUC
- 1998
- Múltipla Escolha
Considere o trecho do poema Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto. (..) Somos muitos Severinos iguais em tudo e na sina: a de abrandar estas pedras suando-se muito em cima, a de tentar despertar terra sempre mais extinta, a de querer arrancar algum roçado da cinza (…) A leitura do texto e seus conhecimentos sobre a realidade nordestina permitem afirmar que o autor retratou:
A) o corumba na Zona da Mata, onde o trabalho temporário se reduz cada vez mais em função da mecanização do corte de cana.
B) as dificuldades do médio e pequeno produtor da Zona da Mata, cada vez produzindo menos em função da perda de fertilidade do solo.
C) o pequeno agricultor sertanejo, que sofre com a irregularidade do clima e sobretudo com a falta de terras para o plantio de subsistência.
D) o pobre agricultor do Meio-Norte que sofre com o avanço do processo de desertificação provocado pelas sucessivas queimadas.
E) o problema dos agricultores do Agreste que têm perdido grandes espaços agrícolas, em função da laterização dos solos agrícolas.
As regiões semiáridas são caracterizadas, de modo geral, pela aridez do clima, pela deficiência hídrica com imprevisibilidade das precipitações pluviométricas e pela presença de solos pobres em matéria orgânica. O prolongado período seco anual eleva a temperatura local caracterizando a aridez sazonal. A miséria que explode nos períodos prolongados de seca é uma expressão das formas históricas de ocupação dos espaços e utilização dos recursos com base na concentração fundiária. Na década de 1940, Josué de Castro denunciou largamente a concentração da propriedade agrária como um dos elementos estruturais do fenômeno da fome e da miséria no semiárido. Assim, a estrutura agrária constitui uma das fontes básicas do atraso no Nordeste Semiárido, em virtude de sua forte concentração nas mãos de um pequeno grupo de proprietários de terra, impedindo sua utilização econômica e social por quem queira e necessite fazer uso produtivo os inúmeros pequenos produtores rurais.