Questão de Geografia – Muro de Berlim
- UFJF
- 2015
- Múltipla Escolha
Em 2014 a queda do Muro de Berlim completa 25 anos. Foi um fato marcante e simbólico para a
geopolítica mundial, largamente debatido nos meios acadêmicos e representado também pelas artes. Um dos filmes produzidos sobre o tema, em 2003 na Alemanha, é “Adeus Lênin”, dirigido por Wolfgang Becker.
Ele conta a estória da mãe de Alex Kerner, uma alemã que entrou em estado de coma em 1989 e não acompanhou as transformações que seu país sofreu. No verão de 1990 ela recobra a consciência, mas não pode sofrer emoções fortes. Alex tenta esconder da mãe a extinção do Partido Socialista Único, fazendo parecer que a Berlim Oriental ainda existe. A ilusão funciona por um bom tempo, mas chega o momento em que a verdade não poderá mais ser ocultada. Essa verdade está relacionada:
a) à ditadura comunista que pôs fim ao Partido Socialista e cria o pluripartidarismo.
b) à dominação de Berlim por tropas soviéticas que a controlam inteiramente.
c) à unificação alemã que simboliza o fim da Guerra Fria e abertura dos mercados.
d) ao esfacelamento da Alemanha em pequenas repúblicas independentes.
e) ao crescente poder da União Soviética que passa a liderar a economia mundial.
A queda do muro de Berlim (1989) foi um dos principais símbolos do fim da Guerra Fria e da ordem bipolar entre capitalismo e socialismo real. A queda representou o colapso do regime socialista na Alemanha Oriental, abrindo caminho para a reunificação da Alemanha em 1990. A fragmentação soviética em 1991 sepultou de vez a ordem bipolar. A partir de então, a nova ordem mundial foi caracterizada pela dominância do capitalismo globalizado, pela multipolaridade geopolítica e econômica, bem como pelo crescimento dos processos de fragmentação (conflitos étnicos, religiosos, separatismo e terrorismo).