Questão de Geografia – Migração haitiana para o Brasil
- Unesp
- 2014
- Dissertativa
Nos três primeiros meses de 2013, entraram no território brasileiro cerca de três mil pessoas vindas do Haiti. O aumento substancial no fluxo de entrada de haitianos no país se deu principalmente pelo pequeno município de Brasileia, no Estado do Acre. A cidade, com cerca de 20 mil habitantes, faz fronteira com a Bolívia e o Peru, e, de janeiro ao final de março, viu chegar um número estimado de 2 mil imigrantes haitianos.
(http://brazilianpost.co.uk. Adaptado.)
Aponte dois motivos que expliquem o aumento recente da migração de haitianos para o Brasil. Explique a diferença entre esse fluxo migratório de haitianos para o Brasil e a maioria dos fluxos migratórios instalados no mundo na segunda metade do século XX.
A intensificação do fluxo de haitianos para o Brasil aconteceu devido às consequências do terremoto de 2010 (abalo sísmico de alta intensidade em zona de placas transformantes), que vitimou mais de 200 mil pessoas, destruiu moradias e devastou boa parte da infraestrutura do país. Outro fator foi o crescimento da economia brasileira, com geração de empregos a partir da década de 2000, que atraiu muitos imigrantes para o país com oportunidades de trabalho na indústria e construção civil. O bom relacionamento entre o Haiti e o Brasil, decorrente da liderança brasileira nas forças de paz da ONU, desde 2004, também favoreceu o ingresso dos haitianos. Já a maioria dos fluxos migratórios, a partir de meados do século 20, foi de imigrantes (mão de obra barata) dos países subdesenvolvidos para países desenvolvidos, a exemplo dos mexicanos em direção aos Estados Unidos e dos africanos em direção à União Europeia.
Questões relacionadas