Questão de Geografia Israel e Palestina
- UFSC
- 2015
- Somatória
Veja os principais obstáculos para o acordo de paz
Jerusalém
Os palestinos reivindicam a parte oriental da cidade como capital de seu futuro Estado. Israel a considera sua “capital eterna e indivisível”.
Assentamentos
Mais de 150 mil judeus vivem em assentamentos nos territórios ocupados por Israel, que quer mantê-los sob soberania israelense. Os palestinos querem o fim dos assentamentos.
Refugiados palestinos
Há mais de 3,5 milhões de refugiados palestinos. Israel rechaça o retorno de todos eles. Propõe a volta de uma pequena parte deles e compensação para os outros.
Água
Ambas as partes reivindicam o controle dos recursos hídricos da Cisjordânia.
Disponível em: <http://dc386.4shared.com/doc/r_Wsqikc/preview.html> [Adaptado] Acesso em: 11 set. 2014.
Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que:
01) os atuais conflitos entre árabes e israelenses são devidos à Primavera Árabe, pois as duas populações reivindicam governos democráticos, e não teocráticos, como os que atualmente estão instalados.
02) a Faixa de Gaza é um território localizado na Palestina, entre Israel e Egito, ao longo do Mar Mediterrâneo. O território é conhecido por estar em constante conflito, uma vez que é reivindicado pelo povo palestino.
04) na sua porção ocidental, Israel estabelece limite com o Mar Morto.
08) os franceses e os norte-americanos, após a Primeira Guerra Mundial, comprometeram-se a ajudar os judeus a construir um Estado livre e independente em território palestino, buscando, assim, enfraquecer os árabes e conquistar vantagens econômicas na região.
16) tanto Israel como a Palestina reivindicam áreas que concentram dois recursos naturais não renováveis imprescindíveis para a humanidade: a água e o petróleo.
32) o predomínio de climas áridos e semiáridos na região do Oriente Médio é bastante prejudicial para o desenvolvimento da agropecuária.
64) os conflitos que hoje assolam o Oriente Médio têm diferentes motivos. O principal deles diz respeito ao território: israelenses e palestinos lutam para assegurar terras sobre as quais, segundo eles, têm direito milenar.