Questão de Geografia – Geopolítica Russa – Ucrânia

Desde 2013, Rússia, Estados Unidos e a União Europeia têm transformado a Ucrânia em um “hot spot” de conflitos. De um lado, a Rússia busca manter uma hegemonia regional e a dependência da UE sob o gás de seu país. De outro, a UE tem buscado aumentar sua zona de influência sobre a Ucrânia, reduzindo sua dependência da Rússia.
Considerando a Rússia como pivô desta desordem geopolítica, que alternativa comprova esta necessidade de depender menos da Rússia?
A) Desde o fim da Guerra Fria, a Rússia mantém o controle geopolítico do Cáucaso, sendo ainda um problema para a União Europeia, que tem medo de uma invasão militar e, consequentemente, de outra guerra mundial.
B) A União Europeia tem como um de seus principais compromissos a manutenção da justiça territorial e da liberdade, lutando assim pela libertação ucraniana da CEI e pelo rompimento com a herança soviética.
C) Para a União Europeia, transformar a Ucrânia em zona de influência significa reduzir a dependência do gás russo, fornecido pela Gazprom, favorecendo a demanda de preços.
D) Sabendo que a Rússia possui grande controle sobre a política energética ucraniana, a União Europeia tem buscado desestabilizar com sucesso seu governo, possibilitando, em um momento futuro, uma invasão.
E) A tentativa de domínio da Ucrânia e o consequente afastamento da Rússia são respostas para a aproximação russa da China, que demanda também gás natural e petróleo para sustentar seu crescimento econômico.

Alternativa C
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock