Questão de Geografia – Fuvest 2020 – Vírus

Em reportagem publicada em 2018, a revista FAPESP apresenta uma pesquisa da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) que usou informações de data e local de mortes de macacos por um determinado vírus. A partir do estudo, construiu?se um modelo epidemiológico que descreve o sentido de deslocamento e os corredores ecológicos funcionais (corredores prováveis) do vírus.

virus-sp

Com base nas informações e no mapa, o corredor ecológico funcional desse vírus, que atingiu a maior abrangência territorial no Estado de São Paulo durante o ano de 2017, avançou principalmente por quais regiões e causou qual enfermidade?
a) Sul de Minas Gerais e Vale do rio Ribeira de Iguape; Chikungunya.
b) Sul de Minas Gerais e São José do Rio Preto; Dengue.
c) Vale do rio Ribeira de Iguape e Região Metropolitana de São Paulo; Zika.
d) Sul de Minas Gerais e Campinas; Febre Amarela.
e) Litoral de São Paulo e Vale do rio Ribeira de Iguape; Gripe.

[D]
A Febre Amarela silvestre é uma doença grave provocada por um vírus transmitido pelo mosquito Hemagogus. Um número preocupante de casos e algumas mortes, levou o governo a fazer vacinação emergencial. Um dos sinais foi a morte de macacos, principalmente bugios. Trata-se de uma doença concentrada na Zona Intertropical, em climas quentes e úmidos como o Tropical e Equatorial. Entre 2017 e 2018, aconteceu uma expansão geográfica da incidência no Brasil. Na Amazônia, a doença é endêmica, todavia, avançou sobre a região Sudeste em áreas que até então eram indenes, principalmente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. A rota partiu de Minas Gerais, atingindo o estado de São Paulo, chegando a região metropolitana de Campinas e depois a região metropolitana de São Paulo.
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO