Questão de Geografia – Fuvest 2020 – Guerra Comercial

China contra?ataca tarifas americanas com uma das armas que mais irritam Trump

O Banco Central da China, no dia 5 de agosto de 2019, permitiu que o yuan, moeda oficial do país, ultrapassasse pela primeira vez uma barreira de onze anos na relação com o dólar americano. A cotação do yuan ficou acima de 7 para 1, num claro contra?ataque de Pequim às novas tarifas anunciadas pelo presidente Trump sobre bilhões em produtos chineses.

O mercado teme que a medida provoque ainda mais a ira do presidente Trump, que acusa Pequim de desvalorizar artificialmente sua moeda para impulsionar as exportações. “Devido ao unilateralismo, ao _____(I)_____ comercial e às tarifas impostas à China, o yuan se depreciou em relação ao dólar americano, quebrando a barreira dos 7 para 1”, diz nota do Banco Central chinês.

Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/

comercio-eua-china

Considerando o excerto e o gráfico, responda:

a) A palavra omitida no texto é um conceito que caracteriza a posição dos EUA ao tarifar os produtos chineses. Qual é esse conceito? Responda na folha de respostas.
b) Utilizando elementos do gráfico, caracterize a relação comercial entre os EUA e a China.
c) Explique como a desvalorização cambial do Yuan influencia a balança comercial entre esses países.

a) Os Estados Unidos nos últimos anos praticam protecionismo contra a China. Ou seja, protegem sua economia contra a entrada de importados, aumentando as tarifas de importação que tornam os produtos chineses mais caros.
b) Na década de 1980, ocorria um equilíbrio na balança comercial entre os Estados Unidos e a China. A partir da década de 1990, com o avanço da globalização da economia e a entrada da China na OMC (Organização Mundial do Comércio), as importações de produtos chineses pelos Estados Unidos aumentaram substancialmente, elevando muito o déficit comercial entre os dois países. Parte do desequilíbrio é explicado pelos investimentos de empresas transnacionais dos Estados Unidos no território chinês. Produzem na China aproveitando vantagens como incentivos fiscais e menores salários, exportando para os Estados Unidos.
c) A China adotou uma política agressiva de desvalorização da sua moeda (Yuan) em relação ao dólar para estimular as exportações de seus produtos industrializados, uma vez que as mercadorias chinesas ficam mais baratas para aqueles de que dispõe de dólares para importá-las. Esta estratégia muito bem sucedida já foi utilizada na Ásia pelo Japão, Tigres e Novos Tigres Asiáticos. A exportação de produtos manufaturados explica o alto crescimento econômico das nações do leste e sudeste asiáticos em comparação com outras regiões do mundo como a América Latina.
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock