Questão de Geografia – Fuvest 2015 – Questão agrária brasileira

Considere o texto abaixo para responder à questão.

O que houve em Canudos e continua a acontecer hoje, no campo como nas grandes cidades brasileiras, foi o choque do Brasil “oficial e mais claro” com o Brasil “real e mais escuro” (…). Euclides da Cunha, formado, como todos nós, pelo Brasil oficial, de repente, ao chegar ao sertão, viu?se ofuscado pelo Brasil real de Antônio Conselheiro e seus seguidores. Sua intuição de escritor de gênio e seu nobre caráter de homem de bem colocaram?no imediatamente ao lado do Conselheiro, para honra e glória do escritor. De modo que, entre outros erros e contradições, só lhe ocorreu, além da corajosa denúncia do crime, pregar uma “modernização” que consistiria, finalmente, em conformar o Brasil real pelos moldes do Brasil oficial. Isto é, uma modernização falsificadora e falsa, que, como a que estão tentando fazer agora, é talvez pior do que uma invasão declarada. Esta apenas destrói e assola, enquanto a falsa modernização, no campo como na cidade, descaracteriza, assola, destrói e avilta o povo do Brasil real.

SUASSUNA, Ariano. Folha de S. Paulo, 30/11/1999. Adaptado.

a) Identifique e explique dois elementos da questão agrária brasileira contemporânea que justificam a expressão “falsa modernização no campo”.
b) Descreva uma característica comum entre o movimento de Canudos e os movimentos sociais que atuam no campo brasileiro na atualidade.

a) Pode-se afirmar que ocorreu uma “falsa modernização do campo” quanto se verifica a permanência na concentração fundiária, ou seja, a má distribuição social das terras. As condições difíceis de muitos dos pequenos proprietários quanto ao acesso à tecnologia, crédito e preços adequados para seus produtos também constitui um problema grave. Assim, a modernização foi “incompleta”, visto que atendeu principalmente aos interesses de setores do agronegócio que produzem para exportação ou estão vinculados ao abastecimento para a indústria.
b) Uma característica comum ao movimento de Canudos e aos movimentos sociais que atuam no campo como o MST (Movimento Sem Terra) é a luta contra a concentração fundiária e, portanto, pela melhor distribuição de terras. Outro traço comum é a capacidade de organização social.
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock