Questão de Geografia – Fuvest 2011 – Pessoal ocupado nos estabelecimentos agropecuários
- Fuvest
- 2011
- Dissertativa
Com base na tabela e em seus conhecimentos:
a) Analise a presença de mão de obra familiar nos Estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul, relacionando-a com as atividades agropecuárias predominantes em cada um deles.
b) Tendo em vista o fato de que a mão de obra familiar é majoritária no Brasil, analise os dados de pessoal ocupado nos estabelecimentos rurais no Estado de São Paulo, considerando as transformações agrárias ocorridas, nesse estado, a partir dos anos 1950.
A análise da tabela permite comparações entre a mão de obra familiar e a mão de obra contratada e suas variações em áreas específicas do Brasil. Ao compararmos os estados do Rio Grande do Sul com São Paulo, existem diferenças significativas. A herança colonial do Rio Grande do Sul favoreceu uma concentração de propriedades familiares enquanto em São Paulo, a produção voltada para uma escala maior, tende a ter mais mão de obra contratada.
a) A predominância de mão de obra familiar no Rio Grande do Sul é uma herança colonial europeia, baseada na pequena propriedade com produtos variados (policultura) para consumo e comercialização como forma de obtenção de excedente. A videira, a macieira, a pereira, a cevada, a criação confinada para abate de frango e leitão, seu uso em frigoríficos, o gado leiteiro com uso nos laticínios, são alguns exemplos. Em São Paulo, o equilíbrio nos números aponta para um processo de maior concentração de terras com cultivos comerciais como cana de açúcar e café.
b) Pode-se inferir um gradual deslocamento da mão de obra do campo para a cidade devido a mudanças a partir da década de 1950 em: tipos de safra diminuição da cafeicultura e expansão da cana e da laranja; mecanização processo crescente que desloca mão de obra para outras atividades. Enquanto um cortador de cana produz 6 toneladas por dia, uma máquina cortadora produz 22 toneladas por hora.
Questões relacionadas