Questão de Geografia – Fuvest 2011 – Formação das cidades brasileiras
- Fuvest
- 2011
- Múltipla Escolha
O processo de formação de cidades brasileiras esteve associado, entre outras situações, à existência de aldeamento indígena, estação de saúde, arraial de mineração, capela, forte, assentamento de imigrantes, rota de tropeiros ou, ainda, à construção de cidades planejadas.
Com base no mapa e em seus conhecimentos:
a) Preencha a legenda correta para o mapa acima.
b) Identifique e explique duas razões para a construção de Brasília, capital do país, que é uma cidade planejada.
As cidades brasileiras são formadas inicialmente por padrões básicos. Cidades litorâneas para atender demandas metropolitanas e iniciar contatos de interiorização; cidades na boca da mata, locais de fronteira agropecuária pioneira e cidades ponta de trilho em terminais ferroviários no interior. Posteriormente, a expansão industrial e a modernização da produção rural, expandiram a rede urbana que se constituiu em cidades com variadas funções e serviços.
a) Ouro Preto, Diamantina e Cuiabá: áreas de mineração (arraiais, aldeamentos);
Blumenau, Três Tilhas e Nova Friburgo: colônias de imigrantes;
Natal, Belém e Manaus: fortes militares;
Passo Fundo Ponta Grossa e Sorocaba: parada de tropas;
b) O deslocamento da capital federal para Brasília levou em consideração o potencial de interiorizar a população e a economia do país na última fronteira do território a ser conquistada. Foi uma medida para diminuir os desequilíbrios socioeconômicos regionais. A cidade planejada foi uma solução inovadora num período marcado por emergência de desenvolver um espírito nacional e pela ausência de suporte material pré-existente. A localização no interior também resultou no afastamento do centro de decisões políticas em relação ao centro econômico e financeiro, numa tentativa de manter o sistema político afastado das pressões socioeconômicas.
Questões relacionadas