Questão de Geografia – Fuvest 2010 – Nova Ordem Mundial e agentes econômicos

O poder do cidadão, o poder de cada um de nós, limita-se, na esfera política, a tirar um governo de que não gosta e a pôr outro de que talvez venha a se gostar. Nada mais. Mas as grandes decisões são tomadas em uma grande esfera e todos sabemos qual é. As grandes organizações financeiras internacionais, os FMIs, a Organização Mundial do Comércio, os bancos mundiais, tudo isso. Nenhum desses organismos é democrático. E, portanto, como é que podemos falar em democracia, se aqueles que efetivamente governam o mundo não são eleitos democraticamente pelo povo?

Discurso de Jose Saramago, disponível em
www.revistaforum.com.br. Acessado em 11/09/2009.

fmi

Na charge acima, o cidadão sentado representa o presidente de um país emergente.

Considerando a referida charge, o texto e seus conhecimentos,
a) caracterize a Nova Ordem Econômica Mundial.
b) analise a relação entre regime político democrático e neoliberalismo, no mundo atual.

a) Após a Segunda Guerra Mundial surgiu o conflito bipolar entre o Leste, União Soviética, socialista e o Oeste, Estados Unidos, capitalista. A Nova Ordem Mundial surgiu com o desaparecimento da URSS que marcou o fim da Ordem Bipolar eminentemente política, que vigorou durante a Guerra Fria, passando a caracterizar-se pela predominância da economia sobre a política. Em tese, passou o mercado a subordinar a política, num aparente triunfo da proposta econômica neoliberal.
A Nova Ordem Econômica Mundial estruturou-se no processo neoliberal. O Estado passou a ter uma função de gestor da infraestrutura da produção e coadjuvante das atividades econômicas, deixando de ser provedor e empresário gerador de bens e de capitais.
Com o fim da bipolaridade, o neoliberalismo e a globalização auxiliados pela evolução nas comunicações e na informática, possibilitaram o surgimento de blocos econômicos e grande dinamismo no comércio. A ausência do contraponto do socialismo fez o capital atingir índices de reprodução jamais vistos, com enorme concentração de renda e na proporção inversa, grandes desigualdades e exclusão social. O neoliberalismo e a economia de mercado pareciam eternos até a crise imobiliária americana de 2008, onde se questionou novamente o papel do Estado como agente social e com capacidade de regulação do mercado para proteger o investimento social e capaz de assegurar sua estabilidade.
b) Apesar das grandes instituições financeiras serem controladas internamente, ao sabor de interesses de momento em nada parecido com instituições democráticas visto que suas decisões não se subordinam à opinião popular, o regime político democrático é importante, como instrumento capaz de assegurar clareza de propósitos e regramento tributário, financeiro e econômico, básicos na consolidação dos mecanismos socioeconômicos de grande repercussão na formação da estabilidade social e cidadania.
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock