Questão de Geografia – Fuvest 2010 – Desigualdade na distribuição de rendimentos

desigualdade-rendimentos
Nota: Nessa representação, o Índice de Gini mede o grau de concentração de rendimento, cujo valor varia de 0 (completa igualdade) até 1 (desigualdade máxima).

Com base no mapa e em seus conhecimentos, explique por que

a) França (A) e Índia (B) ocupam a mesma classe estatística na representação acima sobre as desigualdades na distribuição dos rendimentos.
b) o Sistema Tributário Nacional contribui para a expressiva desigualdade na distribuição dos rendimentos, no Brasil.

a) O Índice de Gini permite conferir a diferença de rendimentos entre os mais ricos e os mais pobres num mesmo país. Neste caso tornam-se irrelevantes considerações sobre PIB ou níveis de desenvolvimento dos países explicando a mesma classificação para França e Índia em seus níveis de desigualdade.
b) O Brasil adota o sistema tributário regressivo, ou seja, desproporcional aos níveis de rendimentos dos cidadãos. Os estratos superiores da sociedade ficam beneficiados por esse sistema. Apesar de pagar valores absolutos maiores, os mais ricos acabam pagando proporcionalmente menos impostos, pois suas faixas de contribuição ficam sujeitas a alíquotas, tetos de contribuição, deduções e restituições. Enquanto isso as camadas mais pobres, quando pagam impostos em cascata embutidos nos preços de todos os produtos de consumo e serviços, como os mais abastados também pagam, acabam sendo proporcionalmente mais onerados. Outro aspecto das desigualdades diz respeito à taxação dos mais ricos. Comparativamente no Brasil a alíquota de Imposto de Renda tem um teto de 27,5% enquanto na França, país menos desigual a mesma alíquota atinge 60% entre os mais ricos.
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO