Questão de Geografia do Brasil – O agro-hidronegócio

A expansão da agropecuária capitalista, no Brasil, referenciada no modelo agroexportador, se consolida territorialmente no que denominamos de Polígono do Agro-hidronegócio, a contar com o Oeste de São Paulo, Leste do Mato Grosso do Sul, Noroeste do Paraná, Triângulo Mineiro e Su-lSudoeste de Goiás. Está-se diante de 80% das plantações de cana-de-açúcar, também de concentração das plantas agroprocessadoras, de produção de álcool e de açúcar do país, bem como de 30% das terras com soja e locais onde se registram os maiores avanços em termos de área com plantações de eucaliptos (…).

Antonio Thomaz Júnior, O Agro-hidronegócio no centro das disputas territoriais e de classe no Brasil do século XXI, CAMPO TERRITÓRIO: revista de geografia agrária, v.5, n.10, p.92, ago. 2010. Adaptado.

a) Indique duas características que definem o agro-hidronegócio no referido Polígono.

b) Apresente duas justificativas para a elevada concentração da produção de cana-de-açúcar brasileira nesta região

a) O agro-hidronegócio é um termo que entende a água como matéria-prima essencial da cadeia produtiva e que o uso da água (no seu estado líquido) se transforma em produtos. As características do agro-hidronegócio no Polígono são as: terras férteis, mecanização, investimentos estatais e privados (do agronegócio), ocupação do agro-hidronegócio na terra de regiões com a presença hídrica por meio de barragens, grandes rios, lagos e aquíferos, e da presença regular da chuva.
b) As justificativas para a elevada concentração da produção canavieira na região são: incentivos fiscais para a produção do etanol, logística na exportação, mercado consumidor próximo, solos férteis e investimentos tecnológicos
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO