Questão de Geografia – Crescimento das cidades médias
- Unesp
- 2012
- Múltipla Escolha
Levantamento do IBGE sobre os municípios brasileiros divulgado em 2010 mostra que as cidades médias, que têm entre 100.000 e 600.000 habitantes, elevaram em 2,5% sua participação no PIB nacional. Indicando que a riqueza não está mais concentrada nas grandes cidades, nada menos que 28,2% da economia do país são originados das cidades médias. Contudo, mesmo apontadas como verdadeiros oásis alternativos às violentas e estressantes metrópoles, essas cidades padecem de problemas típicos daquelas grandes metrópoles. Considerando a importância do crescimento das cidades médias com suas contradições, no Brasil, assinale a afirmativa correta.
A) Problemas típicos das grandes metrópoles, nas cidades médias com a chegada maciça de imigrantes, atraídos por oportunidades de emprego, têm respostas imediatas das prefeituras, apesar dos gargalos financeiros, para aliviar a falta de planejamento.
B) Apesar de vulneráveis em termos de infraestrutura, serviços públicos e planejamento urbano, essas cidades médias não têm ônus pesado que possa contradizer os indicadores positivos sobre a qualidade de vida.
C) A expansão urbana das cidades médias é basicamente vertical, onde há tradicional especulação imobiliária nas áreas centrais, mas também a presença de condomínios fechados e programas de moradias populares.
D) Nas cidades médias, a periferia se expande de forma diferente da metrópole, pois mistura condomínios fechados para alta renda e os conjuntos populares de programas como o Minha casa, Minha vida, além de invasões com favelização.
E) As cidades médias continuam cada vez mais compactas, o que traz problemas para o transporte público-urbano, repetindo os grandes e demorados deslocamentos de moradores para o trabalho como as metrópoles fazem.