Filme “O Abismo” da Netflix e o desastre em Maceió
A história do filme “O Abismo” “O Abismo” é um filme sueco disponível na Netflix, inspirado na história ocorrida na
O urso na Rússia, a águia-de-cabeça-branca nos Estados Unidos, o panda-gigante na China, entre outros. Estes são animais escolhidos oficial e popularmente como símbolos nacionais desses países, representando os seus ideais, servindo, até mesmo, para explicar as ações dos mesmos na geopolítica internacional ou a sua própria geografia.
Além de servir para exemplificar os valores, cultura e tradição de uma nação, adotar animais como símbolo nacional é uma ideia inteligente e muito importante para a preservação ambiental, remetendo-se à biodiversidade encontrada ao redor do planeta, sobretudo daquelas espécies ameaçadas de extinção.
A seguir, saiba o porquê de alguns animais serem considerados símbolos das suas nações.
Tim Marshall, em seu livro “Prisioneiros da Geografia”, diz que não é por coincidência que o urso é o símbolo da Rússia. Tal simbologia ajuda a explicar as ações do país em questões políticas e econômicas, local ou globalmente. Isso porque, assim como o urso, a Rússia se encontra, ora hibernando, ora rosnando, mas sem deixar de ser majestosa e feroz como uma potência que é.
Sabedoria, orientação e poder. São três valores marcantes dos Estados Unidos os quais se relacionam perfeitamente com a águia. Por esse motivo, a Águia-de-cabeça-branca é muito utilizada nos Estados Unidos quando se pretende simbolizar a ideia da nação.
Decretada oficialmente com animal símbolo do país na Constituição Americana em 20 de junho de 1972, esta ave do tipo cabeça-branca é comum no território estadunidense e canadense, mas foi no país do Tio Sam que sua aparição ganhou força e notoriedade.
Vale lembrar que os Estados Unidos, além de adotar a águia como símbolo oficial, tem o Bisonte ou “Búfalo” como símbolo popular do país remetendo-se à ideia de prosperidade e abundância e estando imanentemente ligado a feitos históricos de ampla aclamação popular, como a conquista do Oeste.
O panda-gigante é uma espécie endêmica do território chinês. O que torna impossível falar da China sem se lembrar deste animal. Contraditoriamente ou não, mesmo sendo dócil, amigável e muito carinhoso, os pandas-gigantes são alvos fáceis de caçadores em busca de seu pelo utilizado para fabricação de roupas e acessórios.
Animal símbolo do Chile, o condor é um dos maiores pássaros que vivem em território sul-americano. Ele é característico da região porque costuma montar seus ninhos em picos altos e frios, regiões geograficamente fáceis de encontrar em território chileno pela presença da Cordilheira dos Andes.
Não, não é a fruta! O Kiwi é uma ave da família das Ratites que se tornou símbolo nacional da Nova Zelândia. Também chamado de Apterix (explica-se essa denominação pelo fato de ser uma ave aptera, ou seja, incapaz de voar), o Kiwi é tão específico da Nova Zelândia quanto o Canguru é da Austrália.
Os parentes dos antigos mamutes são símbolo da Costa do Marfim. Como o nome do país já diz, a extração de marfim é característica da região, e o animal muitas vezes aparece estampado na bandeira do território.
Animal incansável, construindo e reconstruindo quase sem parar diques e cabanas, o castor virou o símbolo popular do Canadá. Os castores vivem hoje em grandes áreas de preservação ambiental financiadas pelo governo canadense.
Se como diz o ditado um é pouco e dois é bom, o México assim o fez, adotando dois animais como símbolos nacionais: a Águia e Serpente.
A razão destes animais serem utilizados até mesmo na bandeira nacional pode ser explicada pela história do país retocada com uma dose de misticidade.
Isso porque a antiga cidade de Tenochtilan, atual Cidade do México, foi fundada no local onde os Astecas viram uma Águia gigantesca subir no ar com uma serpente nas garras. Em memória deste acontecimento, o par Águia-Serpente foi, mais tarde, adotado como o emblema nacional do México. A associação destes dois animais simboliza a vitória do bem sobre o mal.
Ave sagrada dos Maias, o Quetzal é o símbolo nacional da Guatemala. Esta ave possui longas penas verde esmeralda que podem atingir um metro de comprimento e uma garganta escarlate. Quando os conquistadores chegaram à Guatemala, ela tornou-se o símbolo da resistência e da liberdade porque, segundo a tradição, esta ave não suporta o cativeiro e morre quando metida numa gaiola.
O Quetzal, símbolo nacional, empresta seu nome desde 1927 para a moeda guatemalteca.
Apesar de não ser um Estado independente, o Tibete, com a força de uma nação, tem o Leão branco das montanhas como símbolo nacional. O animal representa a vida e a morte. Tão importante para o Budismo e para os tibetanos, o Leão branco é símbolo do poder divino do Buda.
Mais uma vez, deu águia! A Águia bicéfala de asas abertas a qual sempre foi para os albaneses o símbolo nacional do seu país, não sendo surpresa alguma que o animal esteja presente na bandeira da Albânia. A identificação dos albaneses como o “País das Águias” é tão forte que eles designam-se a si próprios como “Filhos da Águia” na sua língua nacional.
A história do filme “O Abismo” “O Abismo” é um filme sueco disponível na Netflix, inspirado na história ocorrida na
Você já percebeu como algumas cidades parecem se “abraçar” à medida que crescem? Esse fenômeno, conhecido como conurbação, acontece quando
Você sabe quem é a pessoa mais famosa de sua cidade? Sabe em qual cidade seu ídolo nasceu? Para responder
No século XIX, a Inglaterra já se encontrava urbanizada em decorrência de ter sido a pioneira na Revolução Industrial, ocorrida
Jogos de teste de conhecimento como palavras cruzadas são populares há décadas, e com os avanços tecnológicos, atraem cada vez
Que tal dar um rolê de carro nas principais cidades do mundo, desfrutando diferentes paisagens e escutando um boa música
We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.
We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.