Filme “O Abismo” da Netflix e o desastre em Maceió
A história do filme “O Abismo” “O Abismo” é um filme sueco disponível na Netflix, inspirado na história ocorrida na
No episódio #545 do Flow Podcast (que foi retirado do ar), o apresentador Bruno Aiub, mais conhecido entre os gamers como Monark, utilizou mais uma vez de sua “Liberdade de Expressão” para defender, juntamente com o Deputado Federal, Kim Kataguiri (DEM), o fato de que pessoas nazistas deveriam ter o direito de fundar um partido político no Brasil:
“Nazista tinha que ter o partido nazista, reconhecido pela lei. As pessoas não têm o direito de serem idiotas? ”, discorre Monark durante o programa.
Já Kim, entra na discussão e diz que, para rechaçar o nazismo, seria importante dar luz ao mesmo:
“Qual é a melhor maneira de impedir que um discurso mate pessoas e que um grupo étnico racial morra? É criminalizar? Ou é deixar que a sociedade tenha uma rejeição social?”, disse o congressista.
Após um comentário da Deputada Tabata Amaral (PSB) defendendo os judeus, argumentando que a existência de um Partido Nazista no país colocaria em risco a existência dos judeus, Monark dispara:
“Dentro da expressão, eu acho que a gente tem de liberar tudo. Se o cara quiser ser um antijudeu, eu acho que ele tinha direito de ser”.
A fala de Monark, defendendo a liberdade individual e coletiva, esbarra numa conjuntura histórica sem precedentes, neste caso, o nazismo. Não é preciso ser um nerd em Geografia e História para saber que o Nazismo, liderado por Adolf Hitler pregava o controle da população por meio de propaganda nos rádios e nos cinemas.
Essas propagandas defendiam o antissemitismo, ou seja, um ódio aos judeus, a quem Hitler atribuía a culpa por vários problemas que a Alemanha enfrentava. Esse fato perfez o Holocausto, que provocou a morte de mais de seis milhões de pessoas em campos de concentração.
Uma fala dessas faz menção a um passado que fere e revolta não só a comunidade judaica, mas também o mundo. Pensar em Nazismo, é resgatar um pensamento racista (quem vos escreve é negro), preconceituoso e irracional, e o pior: é algo muito famigerado no nosso Brasil.
Portanto, nada contribui com a esperança de dias melhores nestas terras tupiniquins. Infelizmente, estamos diante de um desserviço, que aflora o ódio e escancara ainda mais os problemas da sociedade.
Em nota, o Estúdios Flow, conglomerado de podcasts que gere o Flow Podcast, disse lamentar o ocorrido e que desligou Monark da empresa (detalhe: o próprio Monark era sócio-fundador da empresa). “Reforçamos o nosso comprometimento com a Democracia e Direitos Humanos, portanto, o episódio 545 foi tirado do ar”, diz a nota.
O Flow Sport Club, podcast de futebol que pertence aos Estúdios Flow, perdeu os direitos de transmissão do Campeonato Carioca 2022. Em nota, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (ferj) criticou a fala de Monark e diz que preza pela vida.
Ainda sobre o podcast, o narrador Octavio Neto, em suas redes sociais, anunciou que rescindiu o contrato com a empresa. Gustavo Sanches, mais conhecido como Davy Jones e um dos apresentadores do Flow Sport Club, publicou um vídeo afirmado que deixará a empresa, caso Monark não seja demitido.
Empresas como Fatal Model, Insider e Flash também rescindiram contratos de patrocínio.
O coletivo Judeus e Judias pela Democracia São Paulo, segundo a BBC Brasil, entrou com um pedido para que a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), o Ministério Público Estadual de São Paulo (MPSP) e a Procuradoria-Geral da República investiguem se Monark, cometeu crimes de apologia ao nazismo, incitação à violência, injúria racial e intolerância religiosa.
Depois disso, cabe algumas perguntas para reflexão:
– Qual o limite da liberdade de expressão?
– É possível discutir temas tão sensíveis de maneira despreparada e sem argumentos sólidos?
– Há uma banalização da história e seus embates ideológicos que fazem mal a sociedade até hoje?
– E por fim, é possível construir um país mais justo, empático e em união com esses discursos?
Pense nisso!
A história do filme “O Abismo” “O Abismo” é um filme sueco disponível na Netflix, inspirado na história ocorrida na
Você já percebeu como algumas cidades parecem se “abraçar” à medida que crescem? Esse fenômeno, conhecido como conurbação, acontece quando
Você sabe quem é a pessoa mais famosa de sua cidade? Sabe em qual cidade seu ídolo nasceu? Para responder
No século XIX, a Inglaterra já se encontrava urbanizada em decorrência de ter sido a pioneira na Revolução Industrial, ocorrida
Jogos de teste de conhecimento como palavras cruzadas são populares há décadas, e com os avanços tecnológicos, atraem cada vez
Que tal dar um rolê de carro nas principais cidades do mundo, desfrutando diferentes paisagens e escutando um boa música
We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.
We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.