Filme “O Abismo” da Netflix e o desastre em Maceió
A história do filme “O Abismo” “O Abismo” é um filme sueco disponível na Netflix, inspirado na história ocorrida na
A Fórmula 1 é sem dúvidas, a mais popular modalidade de automobilismo do mundo. Embora seu início tenha ocorrido em 1950, as primeiras corridas que eram disputadas na Europa, começaram ainda no final do século XIX e foi interrompida pela Primeira e Segunda Guerra Mundial.
Os países que estavam em guerra, proibiram a entrada de pilotos oriundos de países rivais, o que trouxe grandes tensões no esporte a motor. Passados mais de 70 anos, a F1 tem uma história longa em vários aspectos da Geografia, principalmente no que se refere a Globalização, Cultura, Turismo Global, além de desbravar novas tecnologias e tentativas de abrir novos mercados como na China, no Japão e nos Estados Unidos.
A análise Geográfica da F1 se concentrará na Temporada de 2022, que terá seu início entre os dias 23 e 25 de fevereiro no Circuito da Catalunha, na Espanha, e nos dias 10 a 12 de março no Circuito de Sakhir, no Bahrein.
Nosso tour pelo universo da F1 começa pelas corridas que serão realizadas em 23 circuitos, divididos em 21 países e, consequentemente, 4 continentes. A exceção é o continente africano, que não recebe um Grande Prêmio desde 1993, e por falta de investimentos não conseguiu se adaptar as novas regras impostas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
O país sede do GP de 1993 foi a África do Sul, do qual o francês Alain Prost foi o vencedor. Ainda sobre os circuitos, uma novidade: a categoria terá dois GPs nos Estados Unidos, um mercado muito cobiçado pelos dirigentes.
Segundo fontes ligadas a F1, ter o país norte-americano como sede de Grandes Prêmios, aumenta os lucros, atrai novas empresas, um novo público (e um mercado consumidor) e escancara uma concorrência gigantesca a IndyCar, principal categoria do país.
Já no Oriente Médio, mais uma vez o polêmico GP da Arábia Saudita, país de uma cultura extremamente religiosa e conservadora, tendo em vista o veto de mulheres em locais públicos sem uma presença masculina e de intensas perseguições as pessoas com tendência homossexual.
Pilotos como o inglês Lewis Hamilton e o alemão Sebastian Vettel criticaram publicamente a posição radical dos árabes. Inclusive, segundo o portal G1, Vettel organizou uma corrida de Kart para as mulheres, mesmo sabendo de todas as restrições que as mesmas enfrentam no país.
– Organizei um evento de kart com oito jovens mulheres da área de Jeddah. Foi realmente legal conhecer essas jovens, que vieram de ambientes diferentes e tinham níveis diferentes de pilotagem. Todas elas me impressionaram e fiquei realmente inspirado pela confiança delas e pelo desejo de estarem envolvidas com este evento. Espero que elas continuem neste caminho de pilotar por prazer e continuar a aproveitar estas experiências. Quem sabe, no futuro, elas possam competir com sucesso. Foi um dia legal promovendo valores importantes.
Disse Sebastian Vettel ao final do evento.
A análise segue para os pilotos e sua nacionalidade. No Grid de 2022, teremos 20 pilotos de 14 nacionalidades diferentes. O destaque é para o número de europeus na categoria: 12.
Outro detalhe que chama a atenção é que, pela primeira vez na história da F1, haverá um piloto chinês. Trata-se de Guanyu Zhou, de 22 anos, nascido em Xangai, a maior cidade da República Popular da China e uma das maiores metrópoles do mundo, com 25 milhões de habitantes.
Ainda sobre os pilotos, não há nenhum brasileiro, mas, o representante da América Latina é o mexicano Sérgio Perez, de 32 anos, nascido na cidade de Guadalajara, que é a terceira mais populosa do México, com, aproximadamente 1,5 milhões habitantes, considerada a segunda área metropolitana mais populosa do país e a décima na América Latina.
Do continente asiático, destaque para o tailandês Alexander Albon e ao único representante da Oceania, o australiano Daniel Ricciardo.
Se tratando das equipes da temporada de 2022, temos um grande exemplo de Globalização na montagem do carro. O exemplo mais interessante é o da equipe Haas. A escuderia com sede nos Estados Unidos, tem como patrocinador principal a produtora de fertilizantes de potássio Uralkali, sediada na Rússia; utiliza o motor Ferrari, sediada na Itália e os pneus da Pirelli, também sediada na Itália.
Os pilotos que dirigirão o carro são o alemão Mick Schumacher e o russo Nikita Mazepin, tendo como piloto reserva, o brasileiro Pietro Fittipaldi. Ao todo, serão 10 equipes disputando o título deste ano, incluindo a famosa bebida de energéticos, a RedBull, sediada na Áustria e que em 2021, utilizou os motores Honda, sediada no Japão.
Além destas, Ferrari, AlphaTauri e Alfa Romeo (sediadas na Itália), Aston Martin, Mercedes, McLaren e Williams (sediadas no Reino Unido) e Alpine (sediada na França) fecham o grid.
A Geografia também contribui com o bom andamento das corridas através das imagens de satélite, geradas para os estrategistas e chefes de equipe realizarem previsões do tempo, do qual são importantes na hora de executar uma estratégia de pneus.
A primeira corrida de 2022 da Fórmula 1 está prevista para começar no dia 20 de março, com o GP do Bahrein (Oriente Médio), em Sakhir.
A história do filme “O Abismo” “O Abismo” é um filme sueco disponível na Netflix, inspirado na história ocorrida na
Você já percebeu como algumas cidades parecem se “abraçar” à medida que crescem? Esse fenômeno, conhecido como conurbação, acontece quando
Você sabe quem é a pessoa mais famosa de sua cidade? Sabe em qual cidade seu ídolo nasceu? Para responder
No século XIX, a Inglaterra já se encontrava urbanizada em decorrência de ter sido a pioneira na Revolução Industrial, ocorrida
Jogos de teste de conhecimento como palavras cruzadas são populares há décadas, e com os avanços tecnológicos, atraem cada vez
Que tal dar um rolê de carro nas principais cidades do mundo, desfrutando diferentes paisagens e escutando um boa música
We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.
We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.