Filme “O Abismo” da Netflix e o desastre em Maceió
A história do filme “O Abismo” “O Abismo” é um filme sueco disponível na Netflix, inspirado na história ocorrida na
Latitude é a medida em graus de qualquer lugar da Terra em relação à Linha do Equador, podendo variar entre 0º e 90º para Norte (N) ou para Sul (S).
Todos os pontos da Linha do Equador possuem latitude geográfica igual a 0º. Pontos situados ao norte desta linha têm latitudes maiores que 0º, variando até 90º, que é a latitude do pólo geográfico norte. Do mesmo modo, variam as latitudes ao sul da linha equatorial, maiores que 0º até 90º, que é a latitude do pólo geográfico sul.
As Latitudes dos Cavalos estão localizadas em 30°N e 30°S. É nessas regiões onde os ventos de escala global divergem: têm-se ventos em direção ao Equador (os alíseos) e ventos em direção aos pólos (os ventos de oeste). Essa divergência dos ventos resultam em uma área de alta pressão, com ventos calmos, céu ensolarado e pouca ou nenhuma precipitação, ou seja, marcada pela estabilidade do tempo atmosférico.
A circulação geral da atmosfera é um modelo tricelular (Célula de Hadley, Célula de Ferrel e Célula Polar) da distribuição dos ventos em escala global. Aqui, como o entendimento se pauta em cima da latitude dos cavalos, vamos nos deter à célula de Hadley que é responsável pela dinâmica anemométrica na faixa dos 30°N, passa pelo Equador terrestre (ZCIT), até os 30°S, ou seja, na região intertropical do globo.
É por volta dos 30°N e 30°S que está o ramo subsidente da célula de Hadley. Isso significa que o ar está descendo. Em baixos níveis, na superfície, o ar está indo em direção ao Equador.
Funciona assim: O ar que sobe na região do Equador terrestre, gera convecção (Zona de Convergência Intertropical). Em níveis mais altos da troposfera, o ar desloca-se para os trópicos (próximo as linhas dos trópicos de Câncer e Capricórnio). Em seguida, o ar desce sobre essas regiões e volta, em superfície, para o Equador.
Por ser um região de alta pressão atmosférica e com certa estabilidade no tempo, é aproximadamente por volta dos 30°N e 30°S que temos os desertos – e é aí que os cavalos entram em cena.
É que existem raças de cavalos adaptadas aos desertos, por exemplo, o Cavalo do Deserto da Namíbia (um cavalo feral que tem como ancestrais cavalos criados por alemães em fazendas da região durante a Primeira Guerra Mundial), além dos famosos cavalos árabes (a raça de cavalo mais antiga do mundo, muito utilizados pelos beduínos).
A Latitude dos Cavalos tem esse nome por um motivo que você, certamente, já estudou (ou, se ainda não estudou, você vai estudar) nas aulas de história: as Grandes Navegações. Tem a ver também com cavalos e, claro, por um motivo geográfico.
Quando os navegadores europeus saíam em direção ao chamado Novo Mundo (o continente americano), frequentemente ficavam presos por dias ou até semanas quando eles encontravam as áreas de alta pressão da célula de Hadley, onde os ventos eram muito fracos e prejudicavam a navegação. Sem contar que não chovia nada, e a tripulação ficava sem água para consumo.
Nessas grandes naus também eram transportados todo tipo de carga viva, como cavalos, por exemplo. Para acelerar a movimentação das velas das naus e economizar água, a tripulação jogava os cavalos no mar. Dessa maneira, não só aliviriam o peso da embarcação que se locomoveria mais rapidamente, bem como teriam mais água para consumo.
Por isso, as latitudes dos 30°N e 30°S são conhecidas como Latitudes dos Cavalos!
A história do filme “O Abismo” “O Abismo” é um filme sueco disponível na Netflix, inspirado na história ocorrida na
Você já percebeu como algumas cidades parecem se “abraçar” à medida que crescem? Esse fenômeno, conhecido como conurbação, acontece quando
Você sabe quem é a pessoa mais famosa de sua cidade? Sabe em qual cidade seu ídolo nasceu? Para responder
No século XIX, a Inglaterra já se encontrava urbanizada em decorrência de ter sido a pioneira na Revolução Industrial, ocorrida
Jogos de teste de conhecimento como palavras cruzadas são populares há décadas, e com os avanços tecnológicos, atraem cada vez
Que tal dar um rolê de carro nas principais cidades do mundo, desfrutando diferentes paisagens e escutando um boa música
We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.
We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.