Questão de Geografia – Enem 2014 – Índia teleatendimento

mapa_mais_gente_no_circulo_do_que_fora_dele

TEXTO II

A Índia deu um passo alto no setor de teleatendimento para países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e as nações europeias. Atualmente mais de 245 mil indianos realizam ligações para todas as partes do mundo a fim de oferecer cartões de créditos ou telefones celulares ou cobrar contas em atraso.
Disponível em: www.conectacallcenter.com.br. Acesso em: 12 nov. 2013 (adaptado).

Ao relacionar os textos, a explicação para o processo de territorialização descrito está no(a)
a) aceitação das diferenças culturais.
b) adequação da posição geográfica.
c) incremento do ensino superior.
d) qualidade da rede logística.
e) custo da mão de obra local.

[E]
Como mencionado corretamente na alternativa [E], a terceirização dos serviços de teleatendimentos na Índia resulta da mão de obra de baixo custo e do domínio da língua inglesa por parte da população. Estão incorretas as alternativas: [A], porque as diferenças culturais não são fator a ser considerado na questão da competitividade empresarial; [B], porque com o desenvolvimento das redes imateriais, a posição geográfica perde determinação; [C], porque o setor empresarial busca mão de obra barata; [D], porque embora a rede logística seja um fator determinante para as empresas, no caso apresentado, o baixo custo da mão de obra é a razão para a terceirização dos serviços.
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO