Filme “O Abismo” da Netflix e o desastre em Maceió
A história do filme “O Abismo” “O Abismo” é um filme sueco disponível na Netflix, inspirado na história ocorrida na
Entender as redes materiais e imateriais que permeiam o mundo é fundamental para a compreensão do mundo globalizado. Uma maneira de apresentar as redes globais é através da string art, uma técnica de desenho com linhas.
Para exposição de um trabalho sobre a produção flexível (Toyotismo), sugeri aos alunos utilizarmos a string art para representação do conceito de Fábrica Global, destacando no mapa a matriz da Boeing nos Estados Unidos e toda sua rede de fornecedores para a produção do modelo 787.
Os materiais utilizados foram:
Veja abaixo o passo a passo para elaboração do trabalho.
O primeiro passo é definir o tamanho do seu mapa a partir da superfície onde será feita a string art. No meu caso, a peça de madeira era de 100×80, portanto elaborei um mapa com essas medidas, e ao invés de linhas contornando os continentes, utilizei pontos, facilitando o trabalho.
Neste link, segue o arquivo em formato Corel Draw (.cdr) caso haja a necessidade de trabalhar com o mapa em outras medidas. Basta ir em qualquer gráfica que facilmente eles ajustam o tamanho de acordo com sua necessidade.
É hora de botar a mão na massa! Como o mapa pontilhado facilitou a distância de um prego para o outro, o trabalho foi dividido em equipes que ficaram responsáveis por cada continente.
O resultado é este:
Após certificar-se que todos os pregos estão firmes, é hora de rasgar o mapa (essa parte é triste para quem ama mapas como eu, mas o resultado vale a pena 😀 ).
Nesta etapa, é preciso entender um pouco da técnica da string art. Como o objetivo era destacar o mundo todo como um imenso conjunto de redes, era necessário trançar o barbante um sobre o outro. Neste caso, não fizemos o contorno dos continentes, e sim saímos de um prego em direção ao outro e depois retornamos em direção a um prego diferente, até formar o fundo dos continentes com os barbantes entrelaçados e consequentemente seus contornos.
Nesta etapa utilizamos um mapa-mundi como base para traçar as áreas insulares, marcando com canetas quais pregos formavam as ilhas.
Este foi o resultado dos continentes trançados (serve como uma bela peça de decoração, ainda mais como o efeito rústico da madeira).
Neste último passo, utilizamos a imagem abaixo para identificarmos os países que fornecem peças para a fabricação do modelo 787 da Boeing nos Estados Unidos.
De acordo com a cor, ligamos uma linha de cada país fornecedor até a fábrica da Boeing nos Estados Unidos. Em alguns casos tivemos que inserir novos pregos e nos guiar por um mapa-mundi para identificarmos os países.
E o resultado final foi este:
Deixe nos comentários sua dúvida ou um feedback para a gente. Curta nossas redes sociais para acompanhar mais trabalhos como este.
A história do filme “O Abismo” “O Abismo” é um filme sueco disponível na Netflix, inspirado na história ocorrida na
Você já percebeu como algumas cidades parecem se “abraçar” à medida que crescem? Esse fenômeno, conhecido como conurbação, acontece quando
Você sabe quem é a pessoa mais famosa de sua cidade? Sabe em qual cidade seu ídolo nasceu? Para responder
No século XIX, a Inglaterra já se encontrava urbanizada em decorrência de ter sido a pioneira na Revolução Industrial, ocorrida
Jogos de teste de conhecimento como palavras cruzadas são populares há décadas, e com os avanços tecnológicos, atraem cada vez
Que tal dar um rolê de carro nas principais cidades do mundo, desfrutando diferentes paisagens e escutando um boa música
We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.
We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.