Questão de Geografia – Muro de Berlim

Em 2014 a queda do Muro de Berlim completa 25 anos. Foi um fato marcante e simbólico para a
geopolítica mundial, largamente debatido nos meios acadêmicos e representado também pelas artes. Um dos filmes produzidos sobre o tema, em 2003 na Alemanha, é “Adeus Lênin”, dirigido por Wolfgang Becker.
Ele conta a estória da mãe de Alex Kerner, uma alemã que entrou em estado de coma em 1989 e não acompanhou as transformações que seu país sofreu. No verão de 1990 ela recobra a consciência, mas não pode sofrer emoções fortes. Alex tenta esconder da mãe a extinção do Partido Socialista Único, fazendo parecer que a Berlim Oriental ainda existe. A ilusão funciona por um bom tempo, mas chega o momento em que a verdade não poderá mais ser ocultada. Essa verdade está relacionada:
a) à ditadura comunista que pôs fim ao Partido Socialista e cria o pluripartidarismo.
b) à dominação de Berlim por tropas soviéticas que a controlam inteiramente.
c) à unificação alemã que simboliza o fim da Guerra Fria e abertura dos mercados.
d) ao esfacelamento da Alemanha em pequenas repúblicas independentes.
e) ao crescente poder da União Soviética que passa a liderar a economia mundial.

[C]
A queda do muro de Berlim (1989) foi um dos principais símbolos do fim da Guerra Fria e da ordem bipolar entre capitalismo e socialismo real. A queda representou o colapso do regime socialista na Alemanha Oriental, abrindo caminho para a reunificação da Alemanha em 1990. A fragmentação soviética em 1991 sepultou de vez a ordem bipolar. A partir de então, a nova ordem mundial foi caracterizada pela dominância do capitalismo globalizado, pela multipolaridade geopolítica e econômica, bem como pelo crescimento dos processos de fragmentação (conflitos étnicos, religiosos, separatismo e terrorismo).
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO