Questão de Geografia Geopolítica Russa – Ucrânia
- Eleva
- 2015
- Múltipla Escolha
O mapa abaixo representa a quantidade de gasodutos russos que atravessam a Ucrânia em direção à Europa Ocidental:
Desde 2013, Rússia, Estados Unidos e a União Europeia, têm transformado a Ucrânia em um “hot spot” de conflitos. De um lado, a Rússia busca manter uma hegemonia regional e a dependência da UE sob o gás de seu país. De outro, a UE tem buscado aumentar sua zona de influência sobre a Ucrânia, reduzindo sua dependência da Rússia.
Considerando a Rússia como pivô desta desordem geopolítica, que alternativa comprova esta necessidade de depender menos da Rússia?
A) Desde o fim da Guerra Fria, a Rússia mantém o controle geopolítico do Cáucaso, sendo ainda um problema para a União Europeia, que tem medo de uma invasão militar e, consequentemente, de outra guerra mundial.
B) A União Europeia tem como um de seus principais compromissos a manutenção da justiça territorial e da liberdade, lutando assim pela libertação ucraniana da CEI e pelo rompimento com a herança soviética.
C) Para a União Europeia, transformar a Ucrânia em zona de influência significa reduzir a dependência do gás russo, fornecido pela Gazprom, favorecendo a demanda de preços.
D) Sabendo que a Rússia possui grande controle sobre a política energética ucraniana, a União Europeia tem buscado desestabilizar com sucesso seu governo, possibilitando, em um momento futuro, uma invasão.
E) A tentativa de domínio da Ucrânia e o consequente afastamento da Rússia são respostas para a aproximação russa da China, que demanda também gás natural e petróleo para sustentar seu crescimento econômico.