Os furacões, tufões e ciclones são todos tempestades tropicais, mas eles são conhecidos por nomes diferentes dependendo do local de ocorrência. No norte do Oceano Atlântico e no nordeste do Pacífico, eles são chamados de furacões. Se o mesmo tipo de perturbação ocorre no noroeste do Oceano Pacífico, é conhecido como um tufão. E um ciclone é a tempestade tropical formada no Pacífico Sul e no Oceano Índico
Tempestades tropicais
Na Índia e Austrália (Pacífico Sul e Oceano Índico), as tempestades oceânicas são chamadas de ciclones. No Japão e na Indonésia (noroeste do Pacífico), tufões. E na América, a denominação mais comum é furacão. Os tornados, que muitas vezes são confundidos com as tempestades tropicais, são fenômenos completamente diferentes. Eles se formam no continente e são menores, porém imprevisíveis e portanto, mais destruidores.
As tempestades tropicais são circulações depressionárias que se desenvolvem na maior parte dos oceanos tropicais. Quando a velocidade dos vento atingem 74 milhas por hora (119 km/ h) ou mais, ele é classificado como furacão, tufão ou ciclone tropical, dependendo de onde a tempestade se origina no mundo.
Como se forma e quando ocorre?
Algumas condições são fundamentais para a formação das tempestades tropicais:
Águas oceânicas com temperaturas superiores a 26,5 °C
Um distúrbio atmosférico, geralmente uma área de baixa pressão que entra em contato com o ar frio
Baixa diferença na velocidade e/ou na direção do vento, o que significa que a velocidade do vento deve ser consistente em diferentes altitudes.
As tempestades tropicais iniciam-se como um distúrbio atmosférico de baixa pressão. O vento se move das áreas de alta pressão para a área de baixa pressão. As altas temperaturas da água do oceano aquecem este ar, que se eleva no centro da tempestade em desenvolvimento, condensando-se e causando trovoadas.
Originam-se então as correntes de convecção, ou seja, o ar frio que é mais denso e possui uma pressão maior, ocupa o espaço deixado pelo ar quente e úmido que subiu, que também se aquece e sobe em movimentos circulares. Ocorre uma retroalimentação, onde o ar quente e úmido proveniente do oceano funciona como um combustível, abastecendo este sistema.
Apesar das tempestades tropicais terem ocorrência durante todo ano, os furacões são mais comuns entre 1 de junho a 30 de novembro, os tufões de maio a outubro e os ciclones entre novembro e abril.