A urbanização é um processo estritamente relacionado a industrialização, e portanto, ocorreu de maneira desigual no mundo. Os países da Europa e América Anglo-Saxônica, além do Japão na Ásia, se industrializaram entre os séculos XVIII e XIX, enquanto países da América Latina, África e o restante da Ásia, se industrializaram a partir de meados do século XX, ou seja, de maneira tardia.
Não se deve confundir urbanização com crescimento urbano. Urbanização é o processo de aumento da população urbana em relação a rural, enquanto que crescimento urbano se refere a expansão da área física das cidades (ruas, casas, indústrias, etc.). Nem sempre o processo de urbanização leva ao crescimento urbano, pois as cidades podem abrigar a população de maneira verticalizada.
Apesar de serem conceitos diferentes, analisar o crescimento urbano nos ajuda a compreender o processo de urbanização, que ocorreu de maneira distinta em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. O NYU STERN URBANIZATION PROJECT elaborou uma série de vídeos com a evolução da mancha urbana de algumas das principais cidades do mundo.
Você pode acessar a playlist dos vídeos neste link.
NYU Stern Urbanization Project
Os vídeos dão a clara ideia do ritmo e velocidade na qual se expandiram os centros urbanos de países de industrialização pioneira e tardia. Além disso, nos fornece com detalhes impressionantes uma clara relação entre a industrialização e a urbanização, como por exemplo, no vídeo do crescimento urbano de São Paulo, onde os períodos de maior crescimento apontam para os períodos de maior prosperidade da industrialização brasileira a partir da década de 1930, e principalmente nas décadas de 1950 e 1970.
Fica também muito evidente o crescimento urbano desordenado, que trouxe consequências negativas para cidades de países que tiveram uma urbanização tardia e acelerada, como a deficiência no sistemas de transportes e saneamento básico, falta de moradia, ocupação de áreas irregulares, poluição, falta de empregos, periferização, além de outros problemas sociais e ambientais.