Representar o formato esférico da Terra em uma figura plana é uma missão impossível. Seria um alívio para os cartógrafos se a Terra já tivesse o formato plano, como propõe algumas teorias conspiratórias.
Portanto, os mapas dos quais estamos acostumados a presenciar e utilizar no nosso cotidiano, não representam de fato a realidade. Para ser mais claro, os mapas nos mostram uma mentira. Sim, uma MENTIRA.
A projeção cartográfica mais utilizada nos dias de hoje, inclusive pelo site Google Maps e aplicativos de GPS, é a projeção cilíndrica de Mercator, criada em 1569. Essa projeção foi criada no século XVI pelo cartógrafo alemão Gerardus Mercator para ser utilizada como instrumento de navegação pelos europeus.
Os paralelos e meridianos formam um ângulo reto (90°), permitindo que uma linha traçada entre dois pontos no mapa possuísse o mesmo ângulo obtido através do uso de uma bússola. Dessa forma, o trajeto pelo oceanos seria seguido de maneira simples e confiável.
As direções foram preservadas variando-se a distância entre as linhas de latitude, além de permanecerem retas. Para isso, houve a necessidade de distorcer as áreas no sentido dos pólos, dando a estes uma dimensão muito maior do que deveriam apresentar. Na linha do Equador, as dimensões são as mais próximas do real.
Mas não se preocupe, esta mentira está prestes a ser desmascarada com o site The True Size (o tamanho real).
The True Size
Utilizando-se das tecnologias e dos conhecimentos cartográficos atuais, o site The True Size possibilita uma análise das distorções da projeção de Mercator, por meio de uma ferramenta sobre um mapa base do Google Maps, que permitem selecionar, arrastar e girar os territórios do mundo todo.
Para selecionar o país, basta digitar o nome na busca, lembrando que o site está em inglês, então é necessário buscar o nome dos países nesse idioma. Após feita a busca, o país se destaca, e com um clique é possível mudar as cores. Na rosa dos ventos que surge canto inferior esquerdo ao selecionar um país, é possível rotacionar o território, facilitando ainda mais a comparação.