A glocalização é um conceito relativamente novo que diz respeito à integração de características locais (sociais e culturais), capazes de determinar um lugar menor, que se juntam com conceitos e tendências globais em um contexto, claro, muito maior.

Para além de sua significação geográfica, a glocalização vem atraindo muitas empresas como estratégia de marketing para melhor se conectar com seu público-alvo. A Nike é uma delas. Você lembra da campanha viral “Find Your Greatness”?

Caso não se lembre, eu lembro a você. Ela é fundamental para enterder a glocalização. Em 2012, na ocasião dos Jogos Olímpicos de Londres, a Nike – que não era patrocinadora oficial do evento – também teve suas estratégias para se apropriar do momento.

A marca criou uma campanha global voltada para os Jogos, mas com uma abordagem praticamente anti-Olimpíadas. Era a “Find Your Greatness”, a qual destaca o esforço e a vontade dos atletas amadores ao redor do mundo, onde qualquer lugar pode ser chamado de “Londres”.

VT da campanha “Find Your Greatness” da Nike Inc., durante as Olimpíadas de Londres 2012 (Foto: Reprodução da Internet).
VT da campanha “Find Your Greatness” da Nike Inc., durante as Olimpíadas de Londres 2012 (Foto: Reprodução da Internet).

Lembrou? Entenda sua relação com a “glocalização”, segue o texto!

A glocalização (com “C”) é um neologismo resultante da fusão dos termos “global” e “local”, referindo-se à presença da dimensão local na produção de uma cultura global.

Melhor dizendo, glocal é o intercâmbio entre valores culturais globais e locais. Mais do que um termo recente, a glocalização é o resultado de um mundo cada vez mais conectado e digital.

Ser glocal é saber aliar as características globais – incluindo produtos e serviços – a uma experiência personalizada. É uma maneira de garantir que, independentemente da influência global, o local ainda seja valorizado. A Nike fez (e ainda hoje faz) isso muito bem!

Se a glocalização combina o que há de melhor no global e no local, a Nike busca conhecer seu público e seus anseios. Política, economia e mercado são globais. Mas o coração das pessoas pulsa por aquilo que ele conhece, por suas referências individuais e comunitárias. Portanto, a marca considera os valores de cada localidade em que atua, entendendo como uma ação/campanha funciona em cada localidade. É isso que faz a Nike ser universal e consistente em qualquer lugar.

Voltando à campanha “Find Your Greatness” – algo que pode ser visto como uma aspiração universal (as Olimpíadas), mas que, nos comerciais, foi moldada para diversas localidades, esportes e povos do mundo, sendo personificada em atletas amadores ao redor do mundo, onde qualquer lugar pode ser chamado de “Londres”.

Ao manter a mensagem universalmente humana, forte e simples, é possível dialogar com qualquer público. Tudo em um cenário de globalização (com “B”), onde a mistura de culturas modernas e globais com tradições locais é uma realidade cada vez mais viva.

Então, pode-se concluir que a globalização está atualmente sendo remodelada reflexivamente cada vem mais em um caminho que conduz a projetos de glocalização como traços constitutivos da globalização contemporânea.

A Nike Inc. é uma das empresas globais que utiliza a glocalização para melhor se conectar com seu público-alvo (Foto: Reprodução da Internet).

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