Ano: 7º ano do Ensino Fundamental Objetos do conhecimento: Formação territorial do Brasil Habilidade(s) da BNCC: (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. Duração: 2 aulas de 50 minutos Materiais ou recursos utilizados: Aplicativo para smartphone Padlet (Android e iOS), também disponível na web www.padlet.com. Metodologia: sala de aula invertida.
Aula: Formação e ocupação do território brasileiro
Na primeira aula, apresente para os alunos o Padlet. Mostre aos alunos como acessar a ferramenta e como criar um padlet (quadro) do tipo Linha do Tempo. Mostre também como alterar informações como o título e descrição e peça para eles usarem a criatividade na escolha de cores ou de um plano de fundo que se relacione com o tema.
Na metodologia de sala de aula invertida, antes de iniciar o assunto sobre a formação do território brasileiro, peça para que os alunos leiam as páginas referentes ao assunto no livro didático, de preferência como tarefa de casa.
Após feita a leitura, os alunos deverão acessar o Padlet e montar uma linha do tempo com os principais acontecimentos históricos, fluxos populacionais e atividades econômicas que contribuíram com a formação do território brasileiro, separando esses acontecimentos por séculos, conforme mostra a imagem abaixo.
Além das informações retiradas do livro, peça para que os alunos pesquisem sobre acontecimentos e aprofundem a descrição de cada evento que marcou a formação do território brasileiro.
Peça para os alunos compartilharem entre si o link para acesso ao seu padlet, para que todos possam ver e curtir os trabalhos. Como forma de entrega do trabalho ao professor, solicite que os alunos postem o link no Google Sala de Aula.
Na segunda aula, inicie uma discussão com os alunos através de perguntas sobre o processo de formação e ocupação do território brasileiro e qual a percepção que eles tiveram a respeito desses eventos históricos ao elaborarem a linha do tempo.