Ano: 7º ano do Ensino Fundamental Objetos do conhecimento: Mapas temáticos do Brasil Habilidade(s) da BNCC: (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais. Duração: 2 aulas de 50 minutos Materiais ou recursos utilizados: Aplicativo para smartphone True World Maps (Android e iOS), também disponível na web www.thetruesize.com. Metodologia: método ativo ou sala de aula invertida.
Aula: Características Gerais do Território Brasileiro
Na primeira aula, introduza o aplicativo True World Maps ou o site The True Size para que os alunos aprendam seu funcionamento. Peça para que os alunos digitem o nome de um país, arraste-o para outras partes e que observem o que ocorrem. Espere que seus alunos perguntem ou faça a pergunta do porquê os países estão sofrendo distorções.
Explique brevemente sobre a projeção de Mercator, criado no século XVI para navegação e que preserva a forma dos continentes mas distorce suas áreas em direção aos polos, para que os ângulos entre os paralelos e meridianos sejam retos (90º).
Após introduzir a ferramenta no site ou aplicativo, peça para eles tentarem colocar dentro do Brasil o máximo possível de territórios de outros países, uma atividade que dei o título de Quantos países cabem dentro do Brasil?
Peça para os alunos salvarem a imagem tirando um print da tela e anexarem em uma atividade no Google Sala de Aula, como mostra a imagem abaixo.
Na segunda aula, peça para que os alunos apresentem os resultados e para que expliquem o que evidenciaram durante esse processo. Durante ou após a apresentação dos resultados, faça perguntas como:
O Brasil pode ser considerado um país de dimensões continentais?
Qual a posição do Brasil no ranking de extensão territorial entre os países do mundo?
Quais características o Brasil possui devido a sua extensão territorial?