disputa pelo rio nilo etiópia e egito

O rio Nilo, depois de muitas brigas com o rio Amazonas, consagrou-se como o maior rio do mundo, com mais de 6000 km. Sua nascente se encontra ao sul da linha do Equador e deságua no mar Mediterrâneo, no hemisfério Norte. Este rio é formado pela confluência de três outros rios: o Nilo Azul, o Nilo Branco e o rio Atbara.

rio nilo
Rio Nilo: o maior do mundo em extensão.

A Etiópia, onde nasce o Nilo Azul, é um país com pouco mais de 100 milhões de habitantes e possui um dos piores IDHs do mundo (0,470 – baixo). Do total dessa população, apenas 43% tem acesso a energia elétrica, que se concentra nas áreas urbanas, onde vive a menor parte da população, apenas 20%.

A construção da Grande Represa da Renascença Etíope

Pensando no crescimento econômico do país, a Etiópia iniciou em 2011 a construção da Grande Represa da Renascença Etíope (DRGE), barrando as águas do Nilo Azul para a produção de energia. Este megaprojeto já é motivo de orgulho nacional.

A represa já está 70% concluída e nas últimas semanas, começou a ser enchida. Com previsão de sua conclusão para 2023, a represa será a maior do continente africano e uma das maiores do mundo, custando um total de mais de US$5 bilhões. Com a represa, além de produzir energia para o uso doméstico e industrial do país, a Etiópia pretende exportar energia elétrica aos países vizinhos.

Acontece que o Nilo Azul fornece 86% das águas do rio Nilo, que tem como países a jusante, ou seja, no sentido da correnteza, o Sudão e o Egito, países que dependem profundamente do Nilo para o abastecimento de água e para as atividades agrícolas. Estes países temem que o enchimento da barragem irá provocar uma redução na quantidade de água disponível para eles.

O Egito conta com uma população de mais de 100 milhões de habitantes, com um constante crescimento populacional. Além da preocupação com a agricultura, há o temor de que a liberação das águas da barragem poderia acabar com 70% da população egípcia.

Nenhuma negociação entre os três países até o momento surtiu grandes efeitos. O Egito anunciou que pode recorrer ao Conselho de Segurança da ONU, porém a Etiópia afirma que este país recorre a acordos definidos no período colonial, junto ao Reino Unido, onde dizia que o governo de Cairo, capital do Egito, poderia vetar a construção de barragens fora de seu território.

Etiópia e Egito em guerra? A disputa pelas águas do rio Nilo.

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO