caxemira

A Caxemira é uma região localizada na cordilheira do Himalaia e disputada por Paquistão, Índia e China. Durante o processo de descolonização britânica do subcontinente indiano em 1947, formam-se novos Estados, o Paquistão, de maioria muçulmana, e a Índia, de maioria hindu.

Durante este processo, a região da Caxemira que é majoritariamente muçulmana foi incorporada pela Índia, o que resultou em uma guerra entre 1947 e 1948. Após o conflito, a região foi dividida e 2/3 ficaram sob o domínio indiano e o restante, a Caxemira livre e Territórios do Norte, ficam com o Paquistão.

Guerra entre China e Índia?

Em 1962, não aceitando o estabelecimento destas fronteiras, a China entra em conflito com a Índia e conquista a região de Aksai Chin. Após o conflito, o Paquistão cede para a China uma parte dos Territórios do Norte.

Grupos separatistas rebeldes passam a lutar na Caxemira indiana em conflitos que resultaram em milhares de mortes. A Índia passa a acusar o Paquistão de financiar grupos rebeldes e a partir daí, ambos passam a travar uma corrida armamentista com o desenvolvimento de armas nucleares.

caxemira
Mapa da localização da Caxemira

O que se disputa na Caxemira?

A região da Caxemira do ponto de vista geopolítico situa-se em um local estratégico: a cordilheira do Himalaia. As elevadas altitudes da cordilheira do Himalaia dão garantias de proteção militar estratégica, já que o relevo forma uma imensa barreira natural.

Além disso, os principais cursos hídricos da Ásia Meridional, do Sudeste Asiático e Extremo Oriente como os rios Ganges (Índia), Indo (Paquistão), Amarelo e Azul (China), possuem suas nascentes ou afluentes originadas do degelo das altas montanhas do Himalaia. Sendo assim, é de fundamental importância o controle dessa região para o consequente controle destes recursos hídricos.

Outro fator que torna a região da Caxemira um local estratégico é o recente projeto chinês da Nova Rota da Seda, que consiste em uma série de infraestruturas como portos, ferrovias e gasodutos interligando a China ao Oriente Médio, Europa e África. Dentro deste projeto, o Paquistão foi escolhido para receber um porto localizado estrategicamente, formando o Corredor Econômico China-Paquistão.

Acontece que além dessa relação entre China e Paquistão não ser vista com bons olhos pela Índia, já que o Paquistão é seu inimigo histórico, o corredor econômico irá passar pelo território de Gilgit-Baltistão, parte da região histórica de Caxemira, reivindicada pela Índia.

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO