cano cristales

Ao redor do mundo, existem paisagens naturais que são capazes de nos surpreender por suas belezas cênicas. Algumas dessas paisagens inclusive, chegam a nos deixar com uma pulga atrás da orelha, duvidando se esse lugares realmente existem ou se são apenas montagens. Conheça os 7 lugares mais coloridos do mundo e surpreenda-se com essas incríveis paisagens onde a natureza abusou da paleta de cores.

1- Montanha das 7 cores – Peru

Montanha das sete cores
Montanha das 7 cores no Peru. Fonte: Getty images.

Para abrir os 7 lugares mais coloridos do mundo, começamos com a montanha das 7 cores, que localiza-se na Cordilheira do Vilcanota no Peru, a pouco mais de 5 mil metros de altitude. Suas encostas parecem um arco-íris com tons de cores turquesa, roxo e dourado.

Essa montanha colorida foi originada pela acumulação de sedimentos marinhos, lacustres e fluviais, que datam do período Terciário e Quaternário (65 a 2 milhões de anos atrás). Com o soerguimento da superfície devido a movimentação das placas tectônicas, esses sedimentos passaram a compor a paisagem da montanha. As cores se explicam pela oxidação dos minerais devido a umidade do local.

2- Grand Prismatic Spring – Estados Unidos

Grand Prismatic Spring - Parque Yellowstone
Fonte termal Grand Prismatic Spring no parque Yellowstone, no estado americano de Wyoming. Fonte: PxHere.

A fonte termal Grand Prismatic Spring localiza-se no mais antigo parque nacional do mundo, o Yellowstone (aquele mesmo da série do Zé Colmeia), situado no estado do Wyoming, Estados Unidos.

A ação das bactérias termofílicas presente nas águas dão essas diferentes tonalidades que parecem até um gradiente de cores. A zona em azul, com água fervente, é livre de bactérias; as zonas que vão do verde ao laranja são zonas onde crescem bactérias em temperaturas sucessivamente menores.

3- Aurora Boreal – Ártico

Aurora boreal no norte da Noruega
Aurora boreal no norte da Noruega. Fonte: PxHere.

A aurora boreal é um fenômeno que ocorre pelo impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre que converge na direção dos polos. O termo boreal se refere a ocorrência do fenômeno no hemisfério Norte, no Ártico, enquanto austral se refere ao hemisfério Sul, na Antártica.

Como a região do círculo polar Ártico abrange territórios de países como Canadá, Estados Unidos (Alasca), Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia e Rússia, que diferentemente da Antártica são áreas habitadas permanentemente, é mais comum observar esse fenômeno no hemisfério Norte.

Aurora boreal na Suécia.
Aurora boreal na Suécia. Fonte: PxHere.

4- Rio Caño Cristales – Colômbia

Rio Caño Cristales na Colômbia
Rio Caño Cristales na Colômbia

O rio Caño Cristales corre pelo Parque Nacional Natural da Serra Macarena na Colômbia. Por sua beleza e suas diferentes cores, é chamado de “o rio dos deuses”, “o rio das sete cores”, “o arco-íris que se derreteu” ou “o rio mais bonito do mundo”.

As diferentes cores no rio ocorrem por causa das plantas aquáticas (algas) de cores diferentes, que possuem diferentes tonalidades de vermelho, amarelo, verde, preto, azul e rosa, dando a impressão de águas coloridas.

5- Lago Hillier – Austrália

Lago Hillier na Austrália.
Lago Hillier na Austrália.

O Lago Hillier localiza-se na Ilha do Meio, a maior do arquipélago Recherche, no Sul da Austrália Ocidental. O que mais chama atenção neste lago é sua cor de chiclete ou de Nesquik, que é permanente e não muda quando colhido em um recipiente.

O lago possuí uma elevada concentração de sais, assim como o Mar Morto, e a causa mais provável de sua coloração, é devido a existência de algas que conseguem se desenvolver no local. Mergulhar nessas águas não causa efeitos negativos conhecidos a saúde humana.

6-  Parque Geológico Zhangye Danxia (Montanhas arco íris) – China

As montanhas arco-íris na China.
As montanhas arco-íris na China.

As montanhas do Parque Geológico Geológico Zhangye Danxia são apelidadas de arco-íris. Não é a toa. Suas feições remetem a uma obra de arte que parece ter sido pintada a mão.

Essas formações de arenito e outros depósitos minerais são resultado da acumulação de sedimentos por mais de 24 milhões de anos, que pelos movimentos da crosta, deram origem a essas montanhas com um aspecto gemorfológico único.

7- Campo hidrotermal de Dallol – Etiópia

Campo hidrotermal de Dallol na Etiópia.
Campo hidrotermal de Dallol na Etiópia.

O campo hidrotermal de Dallol é situado em meio ao deserto salgado de Danakil, a 120 metros abaixo do nível do mar, entre a Etiópia, a Eritreia, o Djibuti e o mar Vermelho. Neste lugar, a ocorrência dos minerias forma uma paisagem deslumbrante, resultado da mistura de água quente, magma e minerais.

Apesar de apreciável, o local é bastante inóspito, com um ar irrespirável com aroma de enxofre, em um clima árido, onde a temperatura ultrapassa os 30º C.

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock