Filme “O Abismo” da Netflix e o desastre em Maceió
A história do filme “O Abismo” “O Abismo” é um filme sueco disponível na Netflix, inspirado na história ocorrida na
O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma grande extensão latitudinal, cerca de 4394 km do extremo norte ao extremo sul. É cortado ao norte pela linha do Equador e ao sul pelo trópico de Capricórnio, tendo a maior parte do seu território situada na zona climática intertropical, e apenas 8% na zona climática temperada.
Em sua extensão longitudinal, extremo leste a extremo oeste, o Brasil possui 4.319 km, diferenciando assim os climas das regiões litorâneas sob a influência da maritimidade, dos climas do interior do país sob a influência da continentalidade. Além disso, seu interior é ocupado predominantemente por planaltos, que tem como características altitudes mais elevadas.
O seu litoral banhado pelo Oceano Atlântico, possui aproximadamente 7367 km de extensão, onde percorrem correntes marítimas quentes como a Sul-Equatorial ao norte, e a corrente do Brasil a leste. No entanto, ao sul do trópico de Capricórnio, percorre o litoral a corrente fria das Malvinas.
Por seu território circulam inúmeras massas de ar, originadas na região equatorial, tropical e polar, seja no continente ou no oceano, levando ao restante do país, as características de umidade e temperatura do seu local de origem, exercendo uma grande influência nos climas do Brasil.
Devido a atuação de fatores climáticos como a latitude, altitude, correntes marítimas, massas de ar, maritimidade e continentalidade, o Brasil possui uma variedade de tipos climáticos que serão caracterizados abaixo.
O clima equatorial ocorre em baixas latitudes e predomina na região Norte do país. Pode ser caracterizado como quente e úmido, possuindo médias térmicas acima de 24ºC e totais de precipitação que podem chegar a mais de 2500 mm anuais. Apesar disso, em algumas áreas da região Norte verifica-se a ocorrência de uma estação seca como em Manaus no estado do Amazonas.
Neste clima, há a atuação das massas de ar equatorial continental e equatorial atlântica, que influenciam no regime de chuvas. A influência da massa polar atlântica é rara, mas pode alcançar essa região ocasionando um evento de redução drástica das temperaturas denominado friagem.
O clima tropical, também chamado de tropical típico, continental ou semi-úmido, ocorre nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Possui temperaturas médias anuais acima de 18ºC e tem como principal característica a alternância entre uma estação seca no inverno e uma estação chuvosa no verão.
Essa alternância é controlada pela atuação das massas de ar equatorial continental, tropical atlântica e polar atlântica. Há também a atuação da tropical continental na região do Pantanal mato-grossense, que provoca longas estiagens. Sua precipitação pode atingir até 1800 mm anuais.
O clima tropical de altitude ocorre nos planaltos e serras do país, em altitudes superiores a 1000 m, que determinam condições especiais do clima. As temperaturas médias anuais situam-se abaixo de 18ºC e a precipitação se acentua, devido a ocorrência de chuvas orográficas, também chamadas de chuvas de relevo.
O clima tropical litorâneo ocorre na região costeira do país e apresenta temperaturas médias anuais superiores a 18ºC, chegando a 25ºC nos meses de verão. As chuvas são superiores a 1500 mm anuais, podendo chegar devido ao efeito orográfico, a 4000 mm em trechos da serra do Mar no litoral paulista, volume comparável as áreas mais chuvosas da Terra.
Possui grande atuação das massas de ar equatorial atlântica, tropical atlântica e polar atlântica no regime de chuvas. No litoral nordestino, como mostrado no climograma de Recife – PE, as chuvas possuem uma distribuição atípica, concentrando-se nos meses de março a agosto, ou seja, no período do outono/inverno.
O clima subtropical ocorre predominantemente na região Sul do país, ao sul do trópico de Capricórnio, iniciando-se a partir do estado de São Paulo e Paraná. As médias térmicas anuais são inferiores a 18ºC, possuindo a amplitude térmica mais acentuada do país, ou seja, a maior diferença entre a temperatura máxima e mínima.
A massa polar atlântica exerce grande influência nas estações de outono e inverno, reduzindo significativamente a temperatura, podendo provocar eventos como geadas e até mesmo quedas de neve. As chuvas são bem distribuídas durante o ano, não havendo uma estação seca, com totais pluviométricos superiores a 1250 mm anuais.
O clima semiárido ocorre especialmente na região Nordeste, onde as chuvas são escassas, inferiores a 600 mm anuais, não chegando a 400 mm em algumas áreas. Além de escassas, as chuvas são irregulares e ocorrem de maneira torrencial, ou seja, em grandes quantidades em um curto período de tempo.
As médias de temperatura anual situam-se acima de 26ºC, sendo as maiores temperaturas registradas no país. Entre as causas da semi-aridez nesta região estão:
Para ver o mapa dos climas do Brasil junto com os climogramas, clique neste link.
ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Geografia do Brasil. [S.l: s.n.], 2005.
A história do filme “O Abismo” “O Abismo” é um filme sueco disponível na Netflix, inspirado na história ocorrida na
Você já percebeu como algumas cidades parecem se “abraçar” à medida que crescem? Esse fenômeno, conhecido como conurbação, acontece quando
Você sabe quem é a pessoa mais famosa de sua cidade? Sabe em qual cidade seu ídolo nasceu? Para responder
No século XIX, a Inglaterra já se encontrava urbanizada em decorrência de ter sido a pioneira na Revolução Industrial, ocorrida
Jogos de teste de conhecimento como palavras cruzadas são populares há décadas, e com os avanços tecnológicos, atraem cada vez
Que tal dar um rolê de carro nas principais cidades do mundo, desfrutando diferentes paisagens e escutando um boa música
We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.
We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.