Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Objetos do conhecimento: Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização
Habilidade(s) da BNCC: (EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.
Materiais ou recursos utilizados: Aplicativo para smartphone Google My Maps (Android e iOS) ou pelo site Google My Maps, mapa-múndi e lousa.
Metodologia: método ativo.

Uma excelente dinâmica para trabalhar o tema de Globalização com os alunos é explorar a música Disneylândia da banda brasileira Titãs. A música foi lançada junto ao álbum Titanomaquia (1993), abordando as mais diversas e inusitadas conexões globais com uma letra sensacional!

A dinâmica não consiste em explorar apenas a letra, mas sim em produzir um mapa com as redes e suas conexões entre as diversas partes do globo encontradas na letra da música.

Passo a passo da dinâmica com a música Disneylândia

Coloque os alunos para escutarem a música uma primeira vez. Caso haja a possibilidade, projete o vídeo abaixo, pois além da legenda, há imagens relacionadas a letra da música.

Disneylândia – Titãs

Disneylândia – Titãs


Filho de imigrantes russos casado na Argentina
Com uma pintora judia, casou-se pela segunda
Vez com uma princesa africana no México
Música Hindu contrabandeada por ciganos
Poloneses faz sucesso no interior da Bolívia
Zebras africanas e cangurus australianos no
Zoológico de Londres.
Múmias egípcias e artefatos incas no museu de
Nova York
Lanternas japonesas e chicletes americanos nos
Bazares coreanos de São Paulo
Imagens de um vulcão nas Filipinas passam na
Rede de televisão em Moçambique
Armênios naturalizados no Chile procuram
Familiares na Etiópia
Casas pré-fabricadas canadenses feitas com
Madeira colombiana
Multinacionais japonesas instalam empresas
Em Hong Kong e produzem com matéria prima
Brasileira para competir no mercado americano.
Literatura grega adaptada para crianças
Chinesas da comunidade Europeia
Relógios suíços falsificados no Paraguai
Vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles
Turista francesa fotografada semi nua com o
Namorado árabe na baixada fluminense.
Filmes italianos dublados em inglês com
Legendas em espanhol nos cinemas da Turquia.
Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos
Ingleses na Nova Guiné
Gasolina árabe alimenta automóveis americanos
Na África do Sul
Pizza italiana alimenta italianos na Itália
Crianças iraquianas fugidas da guerra não
Obtém visto no consulado americano do Egito
Para entrarem na Disneylândia

Compositores: Paulo Miklos / Marcelo Fromer / Antonio Bellotto / Joaquim Jr. / Charles Gavin / Jose Fernando Gomes Dos Reis / Sergio Affonso / Arnaldo Filho / Jose Reis

A primeira reação dos alunos pode ser de uma certa estranheza, já que diferentemente dos estilos atuais, a música conta com guitarras distorcidas e ausência de rimas.

A sonoridade da banda neste álbum foi foi inspirada na cena Grunge da década de 1990, importada de Seattle nos Estados Unidos, já que este estilo musical marcou a geração dessa época. Este fato pode inclusive servir como um exemplo de como os estilos musicais surgem geograficamente, e se disseminam pelo mundo pelas redes de informação e telecomunicação globalizadas.

Após executar a música, inicie o método ativo com o uso do Google My Maps ou utilize um mapa (impresso ou projetado na lousa) para que cada aluno individualmente estabeleça as conexões de cada trecho da música. Para isso, é necessário ter em mãos a letra da música.

Disneylândia dos Titãs no Google Maps

Com o Google My Maps, os alunos podem elaborar um mapa como no exemplo abaixo, em grupo, onde simultaneamente acessam o mapa e vão colocando linhas que conectam as localidades presentes na música, inserindo cores diferentes e o verso que cada uma delas representa. Veja o exemplo abaixo e clique nas linhas para saber qual trecho da música a conexão se refere.

Caso tenha interesse em se aprofundar no uso do Google Earth ou do Google My Maps, conheça o curso Google Earth nas Aulas de Geografia.

Mapa da música Disneylândia dos Titãs

O resultado deve ser um mapa parecido com o da imagem abaixo. Em alguns casos, há uma interpretação pessoal que pode originar resultados diferentes. Por exemplo no trecho “Gasolina árabe alimenta automóveis americanos…”, será necessário definir um critério para escolher qual será o país árabe. Porém isso não irá alterar a proposta da dinâmica, que é a de mostrar as várias relações que o mundo estabelece atualmente.

Resultado do mapa feito com a participação dos alunos.

Caso a escola não possua projetor de imagem, sugiro a utilização da técnica de string art, basta seguir nosso passo a passo neste link. Encontrei em pesquisas o resultado do mapa da música Disneylândia dos Titãs feito com string art, elaborado pelo projeto do programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O resultado está na imagem abaixo.

Mapa feito com alunos através do projeto PIBID da UFGRS

Atividade da música Disneylândia para impressão

Faça o download abaixo da atividade sobre Globalização com a música Disneylândia dos Titãs no formato PDF, contendo um mapa-múndi, a letra da música e algumas questões.

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock