O remake de Pantanal, novela de sucesso nos anos de 1990, escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete, está à caminho.

Com data oficial de estreia nas telinhas da emissora de televisão Rede Globo marcada para o dia 28 de março de 2022, a trama, além de contar com um elenco arrebatador e paisagens de tirar o fôlego, promete abordar em seu roteiro uma série de assuntos geográficos sobre a realidade pantaneira, desde seus aspectos físicos aos aspectos sociais e culturais. Quer saber quais são eles? Continue lendo!

Temas geográficos que, certamente, aparecerão em “Pantanal”

Pantanal conta a história da família de José Leôncio e de Juma Marruá, a mulher que virava onça, interpretada originalmente pela atriz Cristiana Oliveira e que agora será vivida por Alanis Guillen.

A primeira versão, contada em um ritmo lento e com uma fotografia belíssima, repleta de imagens aéreas, voos de tuiuiú (ave-símbolo do Pantanal) e muito nascer e pôr do Sol, valorizava os atributos da biodiversidade pantaneira e apostava fundo na sensualidade, com muitos corpos despidos em banhos de rio.

Uma curiosidade interessante é que a novela, já recusada pela própria TV Globo, foi a primeira que teve praticamente todas gravações em externas, fazendo da paisagem do bioma Pantanal um personagem importante da história.

Na nova versão, é mais do que esperado que as recentes queimadas e a devastação no Pantanal sejam abordadas, uma vez que é impossível deixar qualquer tema sobrepor a importância de retratar o que, infelizmente, já é realidade no bioma dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Afinal, do que adianta tanto talento reunido, se não houver Pantanal, não é mesmo?

Apontado como a maior planície úmida do planeta, Pantanal foi o bioma brasileiro que mais incendiou nos últimos 36 anos. Segundo levantamento de dados do MapBiomas, foram 57,5% do seu território atingido pelo fogo ao menos uma vez – Foto/Reprodução da Internet.

Ademais, assim como na versão original, o remake visa lançar luz sobre questões e debates sensíveis para a sociedade ao longo da trama, a fim de oferecer, não só entretenimento, mas também propor uma reflexão importante para o Brasil em sua atual conjuntura.

Na versão dos anos 1990, além de preconizar a valorização das potencialidades naturais do bioma Pantanal, a maior planície alagável do mundo, a trama desenvolveu os seguintes temas em seu roteiro:

  1. O retrato do momento da História do país vivido na época: redemocratização após a Ditadura Militar (1964-1985), governo Collor, Assembleia Constituinte de 1988, entre outros;
  2. A expansão da atividade agrícola, principalmente da pecuária;
  3. As relações de trabalho no campo e a problemática da Reforma Agrária;
  4. Reflexões sobre o patriarcado e o casamento; e
  5. O papel da mulher na sociedade.

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO