A Otan (Organização do tratado do Atlântico Norte) é uma aliança militar que atualmente reúne 30 países, em sua maioria, do continente europeu.

A organização formada em 1949 por alguns dos país do bloco capitalista no contexto da Guerra Fria, passou por uma expansão recente em direção as antigas repúblicas da extinta União Soviética e de seus países satélites, pertencentes ao antigo bloco socialista.

Veja a expansão da Otan em mapas no vídeo abaixo.

A expansão da Otan

A expansão da Otan em mapas.

A Otan, criada para conter um possível ataque do bloco socialista, se viu após o fim da antiga União Soviética responsável por conter os conflitos resultantes do período da Guerra Fria, como na Guerra da Bósnia em 1992 e na intervenção militar na antiga Iugoslávia em 1999.

No primeiro caso, a Otan tinha como objetivo implantar forças de paz da ONU em uma guerra que envolvia sérvios, croatas e bósnios, causada por ideais nacionalistas, diferenças religiosas e pelo fim do socialismo aliado a dissolução da antiga Iugoslávia.

Na segunda invasão, a Otan, sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU e fora do território da aliança, atacou a antiga República Federal da Iugoslávia (hoje dividida entre Sérvia e Montenegro), alegando o uso da força na região de Kosovo, atualmente um país de reconhecimento limitado.

Países que passaram a integrar a Otan

A partir do conflito na Iugoslávia em 1999, a Otan começa a sua expansão para os países do extinto Pacto de Varsóvia, aliança militar do bloco socialista. De 1999 a 2020, 14 países passaram a integrar a Otan:

  • 1999: Polônia, República Tcheca e Hungria
  • 2004: Estônia, Letônia, Lituânia (antes parte da URSS); Bulgária, Romênia, Eslováquia (anteriormente parte do Pacto de Varsóvia); Eslovênia (anteriormente parte da Federação Iugoslava)
  • 2009: Albânia (antigamente membro do Pacto de Varsóvia) e a Croácia (antigamente parte da Federação Iugoslava)
  • 2017 a 2020: Montenegro (antigamente parte da Iugoslávia) e Macedônia do Norte (antigamente parte da Iugoslávia)

Essa expansão que contrariava o compromisso com a Rússia da aliança não ir em direção ao leste, passou a integrar os países que estavam sob a influência soviética dentro da cortina de ferro, ao lado das fronteiras russas. Junto com a Otan, alguns desses países se integraram a União Europeia.

A expansão para o leste coloca bases militares norte-americanas em áreas de interesse russo como no Mar Negro, a única saída da Rússia para um mar de águas mornas. Além disso, a maior parte dos países da União Europeia passou a integrar a Otan, colocando Washington como o centro das decisões militares do bloco.

Mapas da expansão da Otan

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock