A Estação Espacial Internacional está com seus dias contados, e já sabemos qual será seu destino. Conheça mais sobre o lugar mais isolado do mundo, o Ponto Nemo.
A ISS
A ISS (da sigla em Inglês International Space Station), é a Estação Espacial Internacional. Consiste em um laboratório espacial que foi montado em órbita, inicialmente lançado em 1998 e terminado oficialmente em 2011. A Estação completa quase 16 voltas pela Terra em um único dia, e fica relativamente baixa, tanto que é possível avistá-la a olho nu em determinadas condições.
Por que a ISS será desativada?
A previsão é que a ISS seja desativada em 2030, após mais de 30 anos de funcionamento colaborando para diversas pesquisas. Basicamente, a NASA pretende mudar sua forma de fazer negócios, aposentando a ISS e assim podendo investir em outros ramos, como o de transportes comerciais e de cargas.
O Ponto Nemo
É claro que algo do tamanho da Estação Espacial não poderia simplesmente ser desativada sem pensar nas consequências que isso pode trazer, afinal, seu tamanho é equivalente a um campo de futebol. Para isso, a NASA anunciou que a Estação terá sua entrada na Terra controlada com o objetivo de cair no Ponto Nemo.
Este é um ponto estratégico, no meio do Oceano Pacífico. É o ponto mais isolado do planeta, também conhecido como “Ponto de Inacessibilidade do Pacífico”. Longe de qualquer atividade humana, sendo que o pedaço de terra mais próximo está a mais de 2.000 quilômetros, o local já foi usado outras vezes como depósito de lixo espacial. Pedaços da estação espacial Mir são um dos objetos neste “cemitério a céu aberto”, além de navios de carga e satélites.
Para se ter uma comparação do quão longe e inóspito é o lugar, os seres humanos mais próximos são justamente os tripulantes da Estação Espacial Internacional, que chegam a orbitar a Terra em uma altura máxima de 416 quilômetros. É estimado que uma viagem de barco até o local dure em média 15 dias.
Por estar tão isolado, é difícil até para os ventos, que carregam substâncias orgânicas que alimentam formas de vida, chegarem ao local. Por conta disso, a vida neste ambiente é quase inexistente.
As coordenadas para o local são 48°52’6″S 123°23’6″W.