O Brasil possui a 6ª maior população do mundo, com cerca de 213 milhões de habitantes nas estimativas do IBGE para 2021, ficando atrás apenas da China, Índia, Indonésia, Estados Unidos e Paquistão. Apesar de ser populoso, ou seja, ter uma elevada população absoluta, o país tem uma baixa densidade demográfica (população relativa), com aproximadamente 25 habitantes por km², devido a extensão de seu território.

A distribuição da população brasileira

Segundo o IBGE, 70% da população brasileira vive em uma faixa de 200 km do litoral. Os municípios da zona costeira, abrigam 26% da população brasileira. A partir da análise destes dados, é possível concluir que a população brasileira é mal distribuída pelo território, ocupando mais a área por onde se iniciou o processo de colonização, enquanto que o interior, ocupado mais tarde, encontra-se pouco povoado.

Mapa da densidade demográfica do Brasil com base em dados do IBGE (2010).

A região Sudeste é a mais populosa e povoada, em consequência de sua ocupação histórica que lhe rendeu um elevado desenvolvimento econômico, atraindo ao longo dos anos migrantes de inúmeras regiões, principalmente do Nordeste. Essa região, é a segunda mais populosa e a terceira mais povoada, devido a sua ocupação no início da colonização do Brasil.

O baixo povoamento das regiões Norte e Centro-Oeste não se explica apenas por fatores históricos, mas também por fatores naturais. A Amazônia, maior floresta tropical do mundo, oferece uma grande dificuldade para ocupação de suas terras, além de que muitas delas atualmente constituem unidades de conservação ou são terras indígenas.

O Centro-Oeste, região de ocorrência do Cerrado, passou por um processo de ocupação recente, mas por muito tempo foi deixado de lado por conta da baixa fertilidade e da acidez do seu solo, considerado impróprio para o cultivo. Com a construção de Brasília a partir da década de 1960 e com a modernização da agricultura na década de 1970, houve uma expansão da fronteira agrícola em direção a essa região.

Já o Sul, possui a terceira maior população, mas em extensão territorial, é a menor de todas as regiões brasileiras, fazendo com que a densidade demográfica seja a segunda maior do país.

Densidade demográfica e população por regiões

Segundo o censo de 2010 realizado pelo IBGE, a população total e a densidade demográfica das regiões brasileiras está distribuída da seguinte forma:

  • Região Sudeste: 80.364.410 milhões de habitantes e 86,92 hab./km².
  • Região Nordeste: 53.081.950 milhões de habitantes e 34,15 hab./km².
  • Região Sul: 27.386.891 milhões de habitantes e 48,58 hab./km².
  • Região Norte: 15.864.454 milhões de habitantes e 4,12 hab./km².
  • Região Centro-Oeste: 14.058.094 milhões de habitantes e 8,75 hab./km².

Curiosidades sobre a densidade demográfica brasileira por municípios

Confira as curiosidades sobre a distribuição da população brasileira pelos municípios do país segundo as estimativas feitas pelo IBGE para 2021.

Infográfico: Distribuição dos 213 milhões de brasileiros pelos 5570 municípios com base nos dados do IBGE 2021.
  • 123 milhões de habitantes (57,7% da população brasileira) está concentrada em apenas 326 dos 5570 municípios brasileiros (5,8%).
  • 49 municípios concentram 1/3 da população, 68 milhões de habitantes (31,9%)
  • 3370 municípios (67,7%) tem menos de 20 mil habitantes com apenas 14,8% da população brasileira
  • O município de São Paulo tem o equivalente a população de 2.414 municípios brasileiros (12,4 milhões de habitantes).

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO