Morreu e não foi enterrado na Terra plana Olavo de Carvalho, guru negacionista de Bolsonaro e difusor de falsas informações, aos 74 anos, a família não informou a causa da morte, apesar de ter sido divulgado que ele estaria hospitalizado em decorrência da COVID-19, o astrólogo e terraplanista não se vacinou, nem mesmo dizia acreditar na pandemia que acompanha o planeta há quase dois anos.

Esse artigo vai trazer tweets em que Olavo compartilhou notícias falsas e cientificamente erradas e que fizeram geógrafos e outros cientistas de todo o Brasil se sentirem estarrecidos. Mas antes é preciso reiterar o quão absurdo é um cidadão disseminar tantas mentiras, e com muita convicção, ter a visibilidade e o poder de influenciar uma massa considerável de pessoas.

Olavo de Carvalho e a direita brasileira

Olavo de Carvalho vivia de polêmicas cômicas, se não tivessem sido trágicas. O escritor persuadiu com suas obras filosóficas (apesar de não ter concluído o curso superior em Filosofia), uma legião de direitistas, desde as eleições presidenciais de 2018. Seu nome e ideias estiveram na mídia como nunca antes, mais até do que nos anos anteriores, quando se passou o processo de Impeachment de Dilma Rousseff. 

A família Bolsonaro era aliada do astrólogo, e muitos de seus eleitores concordavam com os delírios que Olavo tinha com o comunismo por exemplo. Apesar de seu conteúdo beirar o ridículo, vive-se em um Brasil onde uma classe desinformada e alienada apoia a direita à todo custo, inclusive elegendo um presidente que tenha como “guru” um falso filósofo sem qualificação que acredita que a Terra seja plana.

Mas os delírios não param por aí. Olavo sempre negou a ciência e as vacinas contra a COVID-19, assim como tantos outros integrantes da política que regem o Brasil e deixaram a saúde do país em caos durante o maior desastre biológico do século. Um crime patrocinado pelo governo contra a sociedade brasileira.

Seus últimos envolvimentos na mídia envolvem declarações anticientíficas, principalmente afirmando suas posições terraplanistas.

O negacionismo geográfico de Olavo de Carvalho

Foi com varas, observações astronômicas e com a imaginação que Erastóstenes, um filósofo grego, descobriu três séculos antes de Cristo que a Terra era esférica, inclusive chegando a um valor bem próximo de sua circunferência. Séculos depois, Fernão de Magalhães liderou a viagem de circum-navegação da Terra, também comprovando sua esfericidade.

Em 7 de dezembro de 1972, os astronautas da missão Apollo 17 da NASA tiraram inúmeras fotografias da Terra a 33.500 quilômetros como uma câmera fotográfica. Pela primeira vez, o objeto de estudo da Geografia era visto por completo. Cartógrafos se ocuparam por séculos especulando e projetando como seria a Terra vista de cima. Muitos ainda se ocupam em desvendar qual projeção melhor representaria a Terra, que é esférica, em uma figura plana.

Mas o negacionismo científico e revisionismo histórico rejeitaram todos estes fatos. O dito filósofo Olavo de Carvalho, com toda sua esfera de influência, foi um dos grandes nomes que contribuíram para alimentar a crença terraplanista, prestando um grande desserviço à Geografia.

Nas imagens abaixo, estão alguns dos tweets de Olavo de Carvalho que comprovam a defesa de sua tese terraplanista.

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO