A rua é um componente de aboluta relevância na formação da identidade de uma cidade. Ela é vista como um espaço de troca, convivência e criação de relações de pertencimento entre todos que a ocupam. É por isso que nos últimos dias ganhou força um projeto que visa alterar o nome de uma das vias mais movimentadas de Salvador, a Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, para Avenida Milton Santos.

A mudança é o propósito do Projeto de Lei (PL) 97/2021 de autoria do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) e vem sendo apoiada por um grupo de soteropolitanos que consideram não só uma reparação histórica, mas também uma forma de (re)conhecimento sobre quem são as pessoas que nomeiam as ruas onde circulam diariamente.

Portanto, nada mais justo do que prestar homenagem ao geógrafo baiano Milton Santos.

Por que homenagear Milton Santos?

Considerado um dos principais intelectuais do Brasil no século XX, Milton Santos nasceu em Brotas de Macaúbas, na Bahia. Formou-se em Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas se destacou mesmo pelos seus estudos em Geografia, chegando a ser o único brasileiro e o primeiro geógrafo do hemisfério Sul a conquistar o Prêmio Vautrin Lud, considerado o ‘Nobel de Geografia’.

Apesar de tamanho destaque, Milton Santos não recebeu até hoje da cidade uma homenagem à sua altura.

Em referência ao aniversário da conquista do Prêmio Vautrin Lud, Milton Santos ganhou um doodle do Google em 01/10/2018 – Reprodução/Internet

Outro ponto é que Milton Santos é um homem negro, e Salvador, embora seja uma cidade majoritariamente negra, tem uma quantidade muito pequena de ruas de destaque em honra a personalidades negras. Aliando isso ao fato de que o geógrafo estudou e ensinou na UFBA (universidade que tem seu maior campus localizado em tal avenida) fica ainda mais evidente a necessidade de batizar a Av. Adhemar de Barros com um novo nome – como uma questão também de representatividade!

Para não restar dúvidas de que o geógrafo é o nome mais apropriado para renomeá-la, é importante ainda saber quem é a personalidade que hoje em dia dá nome ao local, o político paulista Adhemar de Barros.

Quem foi Adhemar de Barros?

Isso mesmo! Um político paulista sem nenhuma ligação especial com a capital baiana. Ele nasceu em uma família de tradicionais cafeicultores do estado de São Paulo, foi prefeito da capital paulista, interventor federal, duas vezes governador do estado e teve a carreira marcada por escândalos de corrupção, além de ser lembrado por ter inspirado um dos mais conhecidos bordões da política brasileira: “rouba, mas faz”.

Assim, com o intuito de ressignificar essa importante via de Salvador bem como avançar na divulgação da vida e obra de Milton Santos, servindo de inspiração às novas gerações a repetirem sua trajetória de estudos em benefício da coletividade, o grupo criou uma petição online e uma campanha nas redes sociais em apoio ao PL 97/2021, que propõe a mudança, atualmente em tramitação na Câmara de Vereadores de Salvador. 

Para assinar a petição, que já conta com mais de 5 mil assinaturas, clique aqui.

Apoie essa iniciativa! Valorizar pessoas influentes na ciência é o caminho para construção de uma sociedade inspirada em uma Geografia nova, ativa e engajada em diferentes aspectos e traz à tona a esperança de “uma outra globalização”.

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock