Os integrantes do grupo BTS, RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V, Jungkook, foram, sem dúvidas, destaque na 76ª Assembleia Geral da ONU. Eles se apresentaram na última segunda-feira, 20, aos líderes mundiais com direito à performance musical e um discurso arrebatador.

Criada em 1945 pela Carta da ONU, a Assembleia Geral é o organismo mais amplo e representativo das Nações Unidas, contando atualmente com a participação de todos os 193 membros da organização. Representa um fórum único para discussão multilateral de todo o espectro de questões internacionais cobertas pela Carta de fundação da ONU. Também desempenha um papel significativo no processo de definição de padrões e codificação do direito internacional. Na abertura anual dos trabalhos, em Nova Iorque, as representações de cada Estado membro trazem as questões mais importantes para aquela nação no momento.

O grupo de K-pop BTS (Bangtan Sonyeondan) fez um discurso em que falaram sobre os desafios da nova geração e o impacto que a pandemia de Covid-19 causou na vida dos jovens.

Um dos integrantes da boyband, RM, afirmou que o grupo quis passar uma mensagem de esperança após a pandemia. Os artistas são parceiros da UNICEF desde 2017, quando realizaram a campanha “Love Myself”, para acabar com o bullying e promover a autoestima.

E, inclusive, já acumulam outras participações na Assembleia Geral. A primeira vez foi no ano de 2018 no lançamento do programa “Generation Unlimited”, também em parceira com a UNICEF, e a segunda em 2020 quando, num cenário totalmente caótico e abalado pela pandemia, tocaram a todos com as palavras: “Voltemos a sonhar”.

Em 2021, também apresentaram a performance de “Permission to Dance”, gravada previamente no prédio da organização (assista o vídeo).

A participação do BTS na Assembleia faz parte de um fenômeno de viralização global da Coreia do Sul baseada na produção de bens de cultura pop em larga escala – a Hallyu ou Onda Coreana –, configurando como uma estratégia de soft power.

A inserção do K-pop se caracteriza como uma estratégia de soft power. O objetivo é disseminar a cultura, a educação e o idioma, a fim de influenciar ou despertar o interesse dos fãs estrangeiros.

Foi a aposta do governo sul-coreano para marcar para sempre sua participação na cúpula das Nações Unidas em 2021 – e brilhantemente conseguiu!

Confira a apresentação de “Permission To Dance”:

Você também pode gostar destes artigos...