Desde sua criação em 1948, Israel já enfrentou vários conflitos com seus vizinhos árabes em: (1948 a 1949) Guerra árabe-israelense ou Guerra da Liberação. O conflito envolveu Israel e os países vizinhos da Síria, Egito e Iraque, além da Liga Árabe e de voluntários, de maioria árabe. Israel venceu as batalhas e fixa seu território na região da Palestina. 

Guerra de Suez (1956)  – A Guerra foi motivada pela nacionalização do canal de Suez pelo governo do Egito. Israel apoiado pela França e Reino Unido, invadiu a Península do Sinai, e bateu em retirada diante da pressão dos Estados Unidos e URSS. 

Guerra de Seis (1967) – Enquanto Israel era atacada por países vizinhos, contra atacou. Logo após, Israel invadiu a Península do Sinai; a Colina de Golan no sudoeste sírio; a parte oriental de Jerusalém e a Cisjordânia tiveram seus territórios anexados por Israel. 

Guerra do Yom Kippur (o “dia do perdão” – para os israelenses – 1973) ou do Ramadã (o “período de Jejum” para os árabes). Ajudados pela Jordânia, o Egito e a Síria, sem sucesso, tentaram retomar seus territórios perdidos em 1967.

Com a assinatura do acordo de paz de Camp David, em 1979, Israel concordou em devolver a Península do Sinai ao Egito, fato que ocorreu em 1982, porém, manteve as Colinas de Golan (Síria) em seu poder. 

Guerra entre Líbano e Israel(2006)  – Os dois lados se dizem vitoriosos, o Líbano vinha de uma guerra civil (1995-2000), e a milícia xiita Hezbollah (apoiado pelo Irã), enfrentou Israel, fazendo com que as tropas israelenses batessem em retirada do território libanês, e a ONU estabelece a criação da Linha Azul.

A Segunda Intifada, conflito de palestinos e israelense ocorreu de 2000 a 2005, que marcou a revolta da população palestina contra a ocupação das Forças de Segurança de Israel no território da Faixa de Gaza.

Os conflitos diários com os palestinos parecem serem permanentes e duram até os dias de hoje, com a invasão em território palestino da Cisjordânia e do embargo fronteiriço com a Faixa de Gaza.

Os palestinos necessitam de autorização para transitar e trabalhar em Israel. Devido ao grupo armado Hamas, Israel os consideram como terroristas. O Estado de Israel continua invadindo e ocupando ilegalmente áreas de palestinos na Cisjordânia, alegando construir assentamentos judaicos nesses territórios.

Israel é um Estado Judeu e conta com sua polícia secreta, a Mossad que, é suspeita de financiar grupos e ações terroristas mundo a fora, além da forte repressão contra os povos árabes palestinos, influenciada pelo movimento sionista.

@oladobdageografia

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock