
Filme “O Abismo” da Netflix e o desastre em Maceió
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Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Objetos do conhecimento: Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras
Habilidade(s) da BNCC: (EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
Duração: 2 aulas de 50 minutos
Materiais ou recursos utilizados: Aplicativo para smartphone LandscapAR (Android).
Metodologia: método ativo.
Durante as aulas sobre formas de representação do espaço geográfico, especificamente a respeito de mapas topográficos, explique que é possível representar o relevo da superfície terrestre em uma figura plana, através de curvas de nível, também chamadas de isolinhas (linhas que possuem o mesmo valor de altitude).
Mostre para os alunos um mapa topográfico de sua cidade (neste link há um acervo de cartas topográficas em diferentes escalas), como o da imagem abaixo.
Após introduzir a explicação sobre os mapas topográficos, curvas de nível e de exibir um mapa topográfico, que desperta muita curiosidade, mostre para os alunos qual é a lógica envolvida em um mapa topográfico utilizando o aplicativo LandscapAR.
Com este aplicativo que utiliza a tecnologia de realidade aumentada, é possível transformar curvas de nível em uma paisagem do relevo representado em 3D.
Basta desenhar as curvas de nível com caneta permanente preta em um papel branco sob uma superfície preta, abrir o aplicativo e posicionar a câmera para o desenho. Após escanear o desenho pelo botão Scan, o aplicativo transforma as curvas de nível em um incrível modelo 3D do relevo.
Se houver dúvidas, veja o vídeo abaixo.
Na segunda aula, após os alunos elaborarem suas formas de relevo, pergunte a eles como funciona a leitura das curvas de nível pelo aplicativo, como é possível o aplicativo gerar um modelo do relevo em 3D com linhas desenhadas em uma folha em branco.
Explique para eles que o aplicativo não reconhece as altitudes, apenas define que as curvas de nível ou isolinhas externas estão em um nível altimétrico menor do que aquelas que estão mais no interior do polígono desenhado. Quanto menor for a distância entre as linhas, maior a declividade do terreno.
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