Ano: 7º ano do Ensino Fundamental Objetos do conhecimento: Mapas temáticos do Brasil Habilidade(s) da BNCC: (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais. Duração: 2 aulas de 50 minutos Materiais ou recursos utilizados: Apresentação de Slides e aplicativo para smartphone MapChart (Android e iOS), também disponível na web www.mapchart.net.
Aula: Regionalização do Brasil
Na primeira aula de 50 minutos, pergunte para seus alunos o que é regionalizar e qual a importância de se regionalizar o país, depois avance os slides com as respostas para essas perguntas, fazendo com que seus alunos vejam se estavam corretos ou não. Discuta com eles a respeito dessas informações e peça que anotem essas informações.
Apresente a evolução da regionalização do Brasil pelo IBGE, demonstrando que o país ao passar por mudanças, necessita de novas divisões regionais e que a escolha dos critérios mudou com o passar do tempo. Compare os mapas de divisões regionais e pergunte aos alunos quais mudanças podem ser vistas e se eles sempre estiveram na mesma região.
Feito isso, mostre as divisões regionais não oficiais do Brasil, feitas por Pedro Pinchas Geiger e por Milton Santos, destacando que com a escolha dos critérios, é possível chegar a diferentes regionalizações do Brasil. Peça para que os alunos estruturem estas informações em uma tabela.
No slide a regionalização pode atender a qualquer critério, mostre que é possível regionalizar o Brasil com base nas informações que desejarem. Feito isso, apresente para os alunos o site ou aplicativo MapChart, disponível para Android e iOS. Mostre a eles como utilizar os recursos do MapChart para que eles criem sua própria regionalização, com base nas informações que desejarem.
Um dica para buscar informações do interesse dos alunos, é utilizar o Google Trends. Nele é possível espacializar qualquer assunto buscado no Google.
Na segunda aula de 50 minutos, aproveite o tempo para que cada aluno apresente sua regionalização para o restante da sala e a partir daí, crie uma discussão a respeito dos critérios e o que chama mais atenção nas informações.