Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Objetos do conhecimento: Mapas temáticos do Brasil
Habilidade(s) da BNCC: (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
Duração: 2 aulas de 50 minutos
Materiais ou recursos utilizados: Apresentação de Slides e aplicativo para smartphone MapChart (Android e iOS), também disponível na web www.mapchart.net.

Aula: Regionalização do Brasil

Na primeira aula de 50 minutos, pergunte para seus alunos o que é regionalizar e qual a importância de se regionalizar o país, depois avance os slides com as respostas para essas perguntas, fazendo com que seus alunos vejam se estavam corretos ou não. Discuta com eles a respeito dessas informações e peça que anotem essas informações.

Apresente a evolução da regionalização do Brasil pelo IBGE, demonstrando que o país ao passar por mudanças, necessita de novas divisões regionais e que a escolha dos critérios mudou com o passar do tempo. Compare os mapas de divisões regionais e pergunte aos alunos quais mudanças podem ser vistas e se eles sempre estiveram na mesma região.

Feito isso, mostre as divisões regionais não oficiais do Brasil, feitas por Pedro Pinchas Geiger e por Milton Santos, destacando que com a escolha dos critérios, é possível chegar a diferentes regionalizações do Brasil. Peça para que os alunos estruturem estas informações em uma tabela.

Tabela das regionalizações do Brasil

No slide a regionalização pode atender a qualquer critério, mostre que é possível regionalizar o Brasil com base nas informações que desejarem. Feito isso, apresente para os alunos o site ou aplicativo MapChart, disponível para Android e iOS. Mostre a eles como utilizar os recursos do MapChart para que eles criem sua própria regionalização, com base nas informações que desejarem.

Um dica para buscar informações do interesse dos alunos, é utilizar o Google Trends. Nele é possível espacializar qualquer assunto buscado no Google.

Na segunda aula de 50 minutos, aproveite o tempo para que cada aluno apresente sua regionalização para o restante da sala e a partir daí, crie uma discussão a respeito dos critérios e o que chama mais atenção nas informações.

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock