Foi divulgado na data de hoje (15/12/2020) o ranking de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU (Organizações das Nações Unidas). Os dados do Human Development Reports divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) são referentes ao ano de 2019 e portanto, não tiveram a influência da pandemia do novo coronavírus em seu cálculo.
O Brasil apresentou um ligeiro aumento, de 0,762 para 0,765, mas perdeu 5 posições no ranking, caindo para 84º. Este resultado demonstra uma estagnação do IDH brasileiro ou como chamou o documento divulgado pelo Pnud, crescimento lento.
O IDH é um cálculo com base na renda per capita (Produto Interno Bruto dividido pela população), anos de escolaridade e expectativa de vida, que avalia a qualidade de vida dos países. Quanto mais próximo de 1, mais alto o desenvolvimento do país e quanto mais próximo de 0, pior o desenvolvimento humano.
No IDH 2019 os países que lideram o ranking são Noruega, Irlanda, Suíça, Hong Kong e Islândia. Já nas última colocações, estão Burundi, Sudão do Sul, Chad, República Centro-Africana e Níger.
O relatório trouxe um novo índice, o IDH-P, que leva em consideração as emissões de CO² e a pegada ambiental (quantidade de área necessária para suprir com recursos as gerações atuais).
Abaixo encontra-se o mapa do IDH 2019 em alta resolução.