As monções são ventos sazonais, ou seja, ocorrem de acordo com as estações de verão e inverno, sendo formados por conta do aquecimento diferenciado entre o continente e o oceano. Esse aquecimento diferenciado entre estas superfícies provoca uma diferença na pressão, e na tentativa de igualar essa pressão, ocorre a circulação dos ventos.
Esses ventos ocorrem em cerca de 1/4 das áreas tropicais do planeta, porém é no Sul e Sudeste asiático, principalmente na Índia, Paquistão e Bangladesh que estes ventos carregam chuvas torrenciais no período do verão, nos meses de junho a agosto.
Esses ventos dão origem ao clima tropical monçônico, que apresenta os maiores índices pluviométricos da Terra. Estes ventos influenciam na agricultura do Sul e Sudeste asiático como na produção de arroz em terrenos alagados, além de provocarem um aumento da taxa de natalidade, já que no período chuvoso as pessoas passam mais tempo em casa.
Como se formam os ventos de monções?
Os ventos de monção fazem parte da circulação geral atmosférica da Terra, e o principal responsável pela circulação do vento de monções é o equador térmico. Esta linha, que não coincide com o equador geográfico, aquele que separa a Terra em dois hemisférios, é formado pela soma de todas as maiores temperaturas dentro da zona tropical.
No verão, os continentes se aquecem mais que os oceanos e assim, o equador térmico se desloca para dentro deles. Quando é verão no hemisfério Norte, os ventos alísios de sudeste ultrapassam o equador geográfico em direção ao equador térmico no hemisfério Norte, sofrendo um desvio devido a rotação da Terra, originando assim as monções de sudoeste
Essa monções de verão carregam a umidade do oceano para o interior do continente, que precipita nas regiões localizadas no pé da cordilheira do Himalaia, devido ao efeito orográfico (chuva de relevo).
No inverno ocorre oposto, com o equador térmico se deslocando para o hemisfério Sul, fazendo com que os ventos alísios de nordeste também sofram um desvio que originam as monções de noroeste. Neste período, os ventos sopram do continente em direção ao oceano, provocando um período de secas, que podem ser muito severas.