mar do sul da china

Nas últimas semanas a China começou a realizar alguns exercícios militares no Mar do Sul da China, também chamado de Mar da China Meridional, que ela alega ter um domínio de 90% da área, incluindo as centenas de ilhas que ali se encontram.

As reivindicações sobre a região são antigas e contam até com um antigo mapa traçado arbitrariamente, chamado de linha dos 9 traços ou língua de vaca, não reconhecido pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. Esse mapa foi alvo de polêmicas recentes quando foi exibido no filme Abominável, que por conta disso, foi retirado em cartaz do Vietnã.

A disputa territorial no Mar do Sul da China.

O Vietnã disputa com a China algumas das ilhas na região, incluindo as ilhas Paracel onde a China realizou exercícios militares. Esses exercícios militares não só desagradaram o Vietnã, mas também as Filipinas, pois ambos alegam ter soberania sobre a região. Com esses atos considerados ilegais, Vietnã e Filipinas passaram a contar com o apoio dos Estados Unidos após esse incidente.

Para apoiar esses países do sudeste asiático contra a ação chinesa, os Estados também iniciaram exercícios militares no Mar do Sul da China levando dois de seus porta-aviões e realizando missões de monitoramento da costa chinesa, considerando que a China estivesse garantindo uma posição marítima ilegal. Essa atitude, irritou o governo central de Pequim.

O que os Estados Unidos tem a ver com o Mar do Sul da China?

Para entender o que os Estados Unidos tem a ver com uma disputa territorial nessa região, basta se lembrar no que eu andei falando em algumas aulas passadas. A China vem buscando um papel de protagonista na geopolítica mundial, buscando de diversas formas assumir a hegemonia global. Basta lembrar a frase do presidente da República Popular da China, Xi Jinping, na parada militar de comemoração dos 70 anos da Revolução Chinesa no ano passado:

Xi Jinping

Nenhuma força pode impedir o avanço da China.

Esse papel de líder da hegemonia global são vistos em algumas notícias recentes como os pesados investimentos na nova rota da Seda, as ações que tomadas na fronteira com a Índia e na província de Taiwan e as acusações de espionagem governamental por empresas chinesas como a Huawei e a ZTE.

Considerando a importância do Mar do Sul da China, é de vital importância para os Estados Unidos impedir a posse chinesa dessa região.

Qual a importância do Mar do Sul da China?

O Mar do Sul da China tem uma área de 3,5 milhões de km² (maior que o território da Índia o 7º maior) e é disputada por inúmeros países como a China, Filipinas, Malásia, Brunei, Indonésia, Vietnã, onde também se encontra Taiwan, a província rebelde da China.

A região é uma das principais rotas comerciais do planeta, por onde circulam mais de 5,3 trilhões de dólares, onde 1,2 trilhão pertence aos EUA.

Além disso, o Mar do Sul da China pode conter uma reserva abundante de recursos naturais energéticos. Estima-se que as reservas de petróleo da região estão em torno de 11 bilhões de barris. Pra efeito de comparação, as reservas brasileiras são de 12 bilhões. De gás natural, estima-se 190 trilhões de pés-cúbicos. Para comparação, a Bolívia, que exporta gás para o Brasil tem uma reserva de 12,5 trilhões.

O local possui uma intensa atividade pesqueira, com 12% da pesca global, o que pode ser ainda mais importante que as reservas de petróleo e gás para a China, já que ela é a maior produtora de peixes do mundo e 3º maior exportador de pescados. O Mar do Sul da China alimenta e sustenta milhões de pessoas.

O que a China vem fazendo para afirmar a posse da região?

Mesmo com o tribunal internacional de Haia tendo decidido contra a reivindicação da China para a posse da região, o país vem expandindo suas operações no Mar do Sul da China inclusive com a construção de Ilhas artificiais, que contam com modernas dragas para recolher e transportar areia do fundo do mar, que são despejadas em cima de recifes de coral, rochas e outras formações.

Essas ações podem causar uma série de prejuízos ambientais aos delicados ecossistemas dos recifes de corais.

Vamos acompanhar os próximos capítulos do projeto hegemônico da China para ver os desdobramentos desse conflito com os Estados Unidos na região.

Referências

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/07/washington-e-pequim-aumentam-tom-do-confronto-no-mar-do-sul-da-china.shtml

https://en.wikipedia.org/wiki/Nine-dash_line

https://oglobo.globo.com/mundo/pequim-esta-pronta-para-conter-os-eua-em-meio-exercicios-navais-no-mar-do-sul-da-china-diz-especialista-chines-24517517

https://www.tecmundo.com.br/mercado/155157-reino-unido-volta-proibe-huawei-fornecer-5g.htm

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock