guerra entre china e índia?

Na noite de terça-feira, dia 23 de junho de 2020, tropas da China e da Índia iniciaram um conflito entre os dois países, na região disputada de Ladakh, que resultou em mortos e feridos de ambos os lados.

O que mais surpreende nesse episódio de confronto entre as duas maiores populações do mundo, é que não houveram baixas por armas de fogo, e sim, ataques com paus, pedras e armas brancas. Qual a explicação para isso?

Tanto a China quanto a Índia são potências nucleares. Assim como na Guerra Fria os Estados Unidos e a União Soviética chegaram a um consenso de que um conflito seria um suicídio coletivo, um conflito envolvendo armas de fogo na fronteira entre a China e a Índia originaria uma escalada de tensões que seria devastador para ambos.

Contraditoriamente, a posse de armas nucleares garante a paz na região! Portanto, fique tranquilo, não haverá uma guerra entre China e Índia, mas é importante entendermos como esse conflito (que não é algo novo) começou, além de entendermos seus possíveis desdobramentos.

Entenda o conflito entre a China e a Índia

As fronteiras indefinidas

A região onde ocorreu o conflito entre tropas chinesas e indianas no dia 23 de junho está situada na fronteira entre os dois países na cordilheira do Himalaia, a mais de 4000 metros de altitude.

Por conta da topografia e do clima da região, a fronteira chamada de Linha de Controle Real é indefinida, já que há rios, lagos e calotas de gelo que estão congelados em uma parte do ano e que depois sofrem degelo, alterando a paisagem constantemente. Esse fato, foi a causa de constantes conflitos que se arrastam há décadas, porém, sem o uso de armas de fogo.

A China se recusa a reconhecer as fronteiras traçadas no período colonial britânico desde 1950, o que originou um violento conflito com a Índia no ano de 1962.

A fronteira atual é baseada em uma linha de cessar fogo definida após esse conflito que teve a vitória da China, que afirmou o controle sobre Aksai Chin, na tensa região da Caxemira, ocupada por chineses, indianos e paquistaneses.

Mapa de localização da Caxemira, região disputada por Índia, China e Paquistão.

Agravantes do conflito

Alguns anos antes, em 1959, a Índia havia concedido asilo político a Dalai Lama após a Revolta no Tibete, o que gerou desconfiança nos chineses sobre seus reais motivos.

O conflito da última semana pode ter tido origem com a controversa medida indiana tomada em em 2019, que acabou com a autonomia dos muçulmanos sobre a Caxemira.

Essa medida que visa reforçar a ocupação na região, fez com que a China, que não concordou com a medida, se aproximasse do Paquistão, inimigo histórico da Índia.

Essa relação entre China e Paquistão inclusive, é contestada pela Índia, que acusa os chineses de fornecerem ao Paquistão mísseis e tecnologia nuclear. Além disso, a Índia reivindica da China uma área de 38 mil km² (área do estado do Rio de Janeiro), onde atualmente ocorre o conflito. A China, reivindica todo o Estado de Arunachal Pradesh, que chama de Tibete do Sul, afastado da área do atual conflito.

Mapa de localização do Estado de Arunachal Pradesch, território disputado por Índia e China, que reconhece a área como Tibete do Sul.

O que está em disputa?

A disputa pela região localizada na cordilheira do Himalaia, envolve a posse e o controle de recursos hídricos, além do próprio controle da cordilheira como uma barreira natural de importância militar estratégica, como forma de defesa.

Para firmar a ocupação na região, a Índia iniciou a construção de inúmeras rodovias, inclusive ligando-se a uma uma base aérea que reativou no ano de 2008.

Já a China, construiu um corredor econômico com o Paquistão, passando pela Caxemira, em áreas reivindicadas pela Índia. Junto a esses fatos, há uma intensa movimentação de tropas nessas fronteiras indefinidas, que faz com que se eleve a tensão e cause preocupações.

Apesar de tudo isso, é pouco provável que dois grandes parceiros comerciais venham a se enfrentar, ainda mais neste momento de pandemia, ou até mesmo num futuro próximo, já que se tratam de potências nucleares que colocariam seus próprios países em risco e por isso, vem há décadas, evitando qualquer tipo de confronto que seja necessária uma resposta militar de grandes proporções.

Conflito entre China e Índia.

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO